Cotidiano

Estudantes de Economia e Corecon orientam população sobre despesas

População tirou duvidas sobre investimentos e recebeu orientações de como diminuir as despesas

Cascavel – No dia do economista, celebrado na quinta-feira (13), populares que passaram pela região central de Cascavel tiveram orientações sobre as despesas.

A ação, no Calçadão da Brasil em frente à Boca Maldita, celebrava o dia do economista e alunos do curso de Economia da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e integrantes do Corecon (Conselho Regional de Economia do Paraná) prestaram orientações para os moradores que passavam pelo local.

“As pessoas que passaram por aqui puderam tirar duvidas sobre investimento, financiamento de carro e imóveis, além de orientações de como diminuir as despesas”, explica o assistente técnico pericial, Alexandre Romani.

No ano em que a economia vivencia uma crise e o bolso apertou, ele explica que a dica é ensinar as pessoas a investir em locais que rendam mais que a poupança.

“Locais como o CDC [Crédito Direto ao Consumidor], onde o morador pode realizar financiamentos para aquisição de bens e serviços, além do CDB [Certificado de Depósito Bancário], que é uma modalidade de aplicação que pode render uma taxa de juros fixa ou variar conforme o mês”, explica.

Foi realizado ainda um simulador do orçamento familiar.

“Os moradores puderam avaliar o impacto das despesas com base na renda da família”.

Alexandre ainda conta que o perfil de quem buscou orientações foi bem diversificado.

“Além de Cascavel, a ação ocorre em mais seis cidades, incluindo Curitiba”, finalizou.

(Com informações de Nathalia Lehnen)