Cotidiano

Estradas rurais: Produtores reclamam de condições precárias

Segundo Secretaria, chuvas deixam mantém estradas sem condições de trabalho

Cascavel – Meses de chuva aliados à má conservação das estradas são dois dos principais ingredientes para os problemas enfrentados pelos moradores das localidades de Colônia Barreiros e de outras comunidades rurais de Cascavel.

A reportagem do Jornal O Paraná percorreu nesta semana, depois de um período de chuva, alguns quilômetros que ligam a BR-369 até a localidade. E a situação encontrada não foi das mais agradáveis.

Logo no início do percurso, a lama era vista na pista e em diversos pontos a água ainda estava empoçada. Somente em alguns trechos foi possível ver poucos metros de cascalho.

Segundo a agricultora Cenilda Petcolt, há meses não vê uma máquina da prefeitura por lá.

“Não lembro quando vieram e os problemas, cada vez que chove, só aumentam. Em várias propriedades caminhões de ração, por exemplo, acabaram atolando”.

O problema se acentua, principalmente em períodos de escoamento de safra.

Alguns quilômetros mais à frente, a situação continuou a mesma. Muito barro, estradas totalmente tomadas pela lama e o cascalho é raridade.

“Faz 12 anos que temos aviário aqui e, nesse tempo, só duas vezes, depois que insistimos muito e porque pagamos, veio um caminhão de cascalho”, comentou a produtora rural Loreci Dias do Prado Gomes.

Conforme Loreci, na semana passada, a estrada onde passa o ônibus estava intransitável.

“Se os ônibus já ficaram atolados, que dirá carro pequeno. O jeito é andar de trator ou ficar em casa. Aqui na propriedade o caminhão que traz pintainhos acabou atolando porque não há nenhum tipo de conservação das estradas”.

Chuva atrapalha, diz secretário

Em nota, o secretário de Agricultura, Almir Tonolo, informa que tem conhecimento da situação provocada pelos atoleiros, pois os subprefeitos distritais fazem levantamentos em suas regiões sempre que ocorrem chuvas e registram os principais problemas para agendar soluções.

Segundo ele, o tempo chuvoso ainda mantém as estradas encharcadas e sem condições de receber melhoramentos. Embora no interior do Paraná tenham ocorrido muitos problemas sérios nas estradas, em Cascavel ainda não houve necessidade de interditar nenhum trecho.

Equipes e maquinários já separaram cargas de cascalho em várias cascalheiras e esperam de três a quatro dias de sol para espalhar o material. As pancadas de chuvas esparsas têm atingido algumas localidades com maior força e outras com menor intensidade.

Na sexta-feira da semana passada, trabalhadores da pasta já tinham separado mais de 100 cargas de cascalho na Cascalheira União, no Reassentamento São Francisco, mas não podiam operar as máquinas, pois choveu o tempo todo, inclusive no sábado e domingo. A conservação e melhorias iniciarão assim que o tempo permitir, já que a previsão continua sendo de tempo instável, alternando pancadas de chuvas com curtos períodos de sol.

(Com informações de Tissiane Merlak)