Cotidiano

Estilistas da Dolce & Gabbana falam da relação e Brasil

59318553_El Ensaio Dolce %26 Gabbana com Fernanda Tavares Coordenação Gilberto Júnior Edição de moda D.jpgSÃO PAULO ? Nem tudo são flores para os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Enquanto preparam o desfile de Alta Moda (o correspondente italiano à alta-costura francesa), que será apresentado no mês que vem, em Nápoles, os designers acompanham de longe a inauguração de mais uma de suas lojas no Rio. O novo ponto de venda, que será aberto no dia 23 de julho, no shopping VillageMall, na Barra da Tijuca, se soma a outros seis da dupla, espalhados por cinco cidades do país. É o segundo da marca na capital carioca, que venderá as coleções feminina, masculina e a voltada para as crianças ? a primeira, no Shopping Leblon, trazia apenas a moda feminina.

? Sei que é um momento difícil (para o país), mas acreditamos muito no mercado brasileiro. Nós conhecemos o consumidor daqui também de suas viagens de férias na Europa. Existe um amor entre os brasileiros e nós, vemos uma afinidade de gosto, de estilo de vida. E tentamos desenvolver isso, apesar de todos os problemas, que não preciso dizer quais são. Eu digo sempre que amanhã será melhor do que hoje. Não se deve parar no primeiro obstáculo, devemos ter confiança, porque cedo ou tarde as coisas vão voltar ao normal ? disse Gabbana, em entrevista ao GLOBO, em São Paulo, onde esteve há dois meses, acompanhado de Dolce, para promover uma festa em homenagem a Anna Dello Russo, editora de moda da revista ?Vogue? Japão.

59358781_El Retrato Dolce %26 Gabbana.jpgPara ambos, o Brasil é um mercado importante no qual querem continuar a investir. A nova loja no Rio, dizem eles, demonstra que ainda esperam crescer muito no país:

? Não nos contentamos nunca, olhamos sempre para a frente, para o próximo projeto e objetivo. Sempre ficamos prazerosamente surpresos com o calor e o afeto que nos reservam os brasileiros, e é por isso que sempre voltamos por aqui com muita satisfação ? explica o tímido Gabbana, que acabou concedendo entrevista por e-mail, já que não pode receber os jornalistas ao lado do sócio quando esteve na capital paulista.

?Equilíbrio raro e único?

A nova loja do Rio terá roupas para homens, mulheres e crianças. Quando começaram a pensar no projeto, queriam fazer algo que tivesse a influência do design brasileiro:

? Queríamos fazer algo diferente, o Rio é uma cidade mais de mar, mais solar. E tem muitas famílias, o que nos levou a trazer todas as coleções ? disse Dolce, fazendo referência ao novo conceito da marca, que foca na família tradicional e não mais nos cenários e modelos carregados de sensualidade.

? Pensamos sempre em uma nova abordagem quando nos sentamos com os arquitetos para projetar uma butique. No caso do Rio, a principal característica é que quisemos usar pela primeira vez o mármore amarelo, símbolo do sol, que nesta cidade brilha o ano inteiro. A ideia é criar espaços que unam os elementos típicos do estilo Dolce & Gabbana com outros ligados ao lugar nos quais se encontram ? explicou Gabbana.

Otimismo pode ser um bom antídoto, mas a superexposição da dupla não os afasta de polêmicas indesejáveis. Foram muitas ao longo dos últimos anos, a começar por uma pesada multa de 500 mil euros por sonegação fiscal, na Itália. Outra, mais recente, resultante de declarações concedidas à revista semanal ?Panorama?, nas quais criticavam os núcleos familiares gays, com crianças adotadas, e as fertilizações ?in vitro?, que resultariam, disseram eles, em ?crianças sintéticas?. Até a cantora americana Madonna, uma fã confessa da dupla, protestou contra as declarações.

Fernanda Tavares encarna a sensualidade irresistível da mulher italiana, vestindo o pre-fall 2016 da Dolce & Gabbana

Parceiros profissionais, Dolce e Gabbana foram um casal. Superada a relação amorosa, eles mantém um casamento que dizem ser pleno de amor, embora em outro nível. Dolce, aliás, assumiu namoro com o promoter brasiliense Guilherme Siqueira em meados do ano passado:

? Fomos um casal, somos um casal. Mudaram as coisas, mas não em relação à moda e à marca, que é como se fosse o nosso filho. Mais do que qualquer outra coisa. Mais do que a coisa sentimental. Amizade, o bem querer mútuo, isso é muito interessante ? disse Dolce.

? Para mim, Domenico continuará sendo o amor da minha vida, o primeiro amor. Agora, é um amor diferente, de duas pessoas que se conhecem profundamente e não precisam nem se falar para se entender. Conseguimos encontrar um equilíbrio raro e único. Nunca poderei abrir mão dele. ? completou Gabbana.

Coordenação: Gilberto Júnior. Edição de moda: Daniela Oliveira. Modelos: Fernanda Tavares (Prime Model), Francisco Hart, Iann Pastor, Thiago Pedroni e Breno Ortega (40 Graus Models). Beleza: Fernando Torquatto (com produtos Nars). Vídeo: Duda Carvalho e Sérgio Pagano. Assistente de moda: Clarisse Paiva. Assistente de maquiagem: Zeni Meirelles. Assistente de vídeo: Sylvia Montagna. Agradecimentos: Royal Tulip São Conrado, Costa Brava Clube e Das Danis Buffet e Carla Mônaco.