Cotidiano

Estatal russa de energia nuclear anuncia investimento no Brasil

RIO – A estatal russa de energia nuclear Rosatom, através de sua subsidiária United Corporation for Innovations (UCI), e a empresa brasileira CK3 assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento, construção e operação de um centro de irradiação no Brasil. O local ainda não foi definido e o investimento não foi relevado. Recentemente, a Indústrias Nucleares do Brasil também anunciou que pretende fazer investimentos na área nuclear.

inb0412Do lado Russo, o documento foi assinado pelo diretor-geral da UCI, Denis Cherednichenko, e por parte do Brasil, assinou o diretor-geral da CK3, Renato Cherkezian. O memorando estabelece cooperação entre as partes e envolve a coordenação de esforços para implementar e operar projetos de centros de irradiação no Brasil, utilizando tecnologias baseadas no uso de aceleradores de elétrons para a esterilização de produtos farmacêuticos, cosméticos e produtos de saúde, entre outras aplicações.

– Vemos um grande potencial no mercado brasileiro na área de esterilização de produtos médicos, por meio de tecnologias de irradiação – disse Cherednichenko.

Rodrigo Cherkezian, diretor de Relações com Investidores da CK3, disse que a área tem pouco investimento no país.

– Acreditamos firmemente que, depois de muitas negociações, encontramos o parceiro porque a Rosatom tem tecnologias avançadas neste campo e, ao mesmo tempo, tem presença internacional bem reconhecida. As competências complementares a esta união nos permitem ter uma estratégia de entrada agressiva neste mercado – acrescenta Chekezian.