Esportes

Estadual de Tênis de Mesa tem etapa importante em Maringá

Cascavel – A cidade de Maringá receberá neste fim de semana a etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, competição organizada pela FTMP (Federação de Tênis de Mesa do Paraná) com a chancela da Confederação Brasileira.

São 320 inscritos para as disputas que vão desde a categoria pré-pré mirim (7 anos) até veterano (80 anos ou mais) que jogarão no ginásio da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá), palco tradicional de Estaduais.

Para o recém-eleito presidente da FTMP, o cascavelense Edson Marroque, esse número de inscrições reflete a força do tênis de mesa paranaense e é bastante expressivo para iniciar a temporada, que ainda tende a crescer nas próximas etapas.

O Paraná ocupa uma posição de destaque no cenário nacional realizando o estadual com o maior número de atletas federados e bem próximo de estados tradicionais como São Paulo e Santa Catarina quando comparado à qualidade técnica dos atletas. “Estamos um pouco atrás, porém o número de atletas nos permite, a cada competição, avançar em qualidade e quem sabe um dia estar igualado a essas potencias nacionais”, diz Marroque.

O dirigente acrescenta que as categorias menores – pré-pré-mirim até o juvenil – representam maior número de inscritos, garantindo assim renovação e a continuidade dos trabalhos. “É sinal que poderemos ter novos nomes se destacando no cenário estadual e nacional graças ao esforço dos muitos professores que temos em nosso Estado”, projeta Marroque.

Pontos importantes

Além de ser a primeira etapa do calendário, a competição Maringá valerá pontos para o ranking classificatório da Copa Brasil e do Campeonato Brasileiro, competições organizadas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Em 2017, o Clube Nikkei, de Curitiba terminou no topo do ranking paranaense, seguido por Maringá AMTM/ACEMA e AMC/Cascavel.