Cotidiano

Estado começa vacinação da dengue em agosto

Ao todo 30 municípios receberão doses da vacina; no Oeste Foz do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu

Paranaguá – O governador Beto Richa lançou nesta terça-feira (26), no Porto de Paranaguá, a Campanha de Vacinação contra a Dengue no Paraná. Em entrevista coletiva à imprensa, o governador disse que a campanha tem início no dia 13 de agosto e se estende até o dia 31. Ao todo 30 municípios do Paraná devem receber as doses.

Em 28 cidades a faixa etária de vacinação é entre 15 e 27 anos. São elas: Foz do Iguaçu, Santa Teresinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá. Já em Paranaguá e Assaí a faixa etária será ampliada para pessoas de 9 a 44 anos.

Na oportunidade, foi assinado o Protocolo de Intenções com a Sanofi Pasteur para a aquisição das vacinas. Também foram vacinados os primeiros paranaenses contra a dengue e anunciada a estratégia do Estado para a campanha vacinal nos municípios priorizados.

O Paraná será o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública de vacinação contra a dengue. A vacina produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur é pioneira no mundo e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade. Ela protege contra os quatro sorotipos de dengue que circulam no Brasil.