Esportes

Esportes: Liga Futsal confirma primeiras rodadas

Cascavel mostrou superação diante o Mariópolis com gol no último lance de jogo

Esportes: Liga Futsal confirma primeiras rodadas

 

Cascavel – As três primeiras rodadas da Liga Futsal tiveram suas datas e locais definidos e anunciados. O restante da tabela ainda depende da confirmação da participação de algumas equipes nas competições nacionais e ajustes para encaixar com as tabelas dos campeonatos estaduais.
O Cascavel Futsal teve sua estreia confirmada para o dia 26 de março, sábado, contra o Marreco, no Ginásio da Neva. Na segunda rodada o time vai até Umuarama, no dia 1º de abril, uma sexta-feira. A terceira rodada será em casa, no dia 16 de abril, contra o Jaraguá.

Estadual

A estreia no estadual mostrou que o time não terá vida fácil contra os adversários. Apesar da vitória por 2 a 1, o time só conseguiu a virada no último lance da partida. “Foi um placar fascinante, especialmente pela forma como a equipe buscou o jogo. Nos deixa confiante. Vencer é fundamental. Acredito que na próxima partida vamos usar isso como aprendizado”, avaliou o técnico Cassiano Klein.
O próximo compromisso da equipe será no sábado (19), às 19h, no Ginásio da Neva, contra o Guarapuava.

 

Crédito: Janaina Centenaro

 

+++

 

Estado vai reestruturar Paraná Esporte e aprimorar políticas

 

Curitiba – Dando continuidade à reforma administrativa iniciada em 2019, o Governo do Estado vai reestruturar a Paraná Esporte, responsável pela execução dos programas de incentivo à área esportiva e de lazer no Paraná. O Projeto de Lei 10/2022, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e encaminhado à Assembleia Legislativa nesta semana, propõe uma reformulação nas competências da autarquia, para modernização e aprimoramento da Política Estadual de Esportes.

A nova legislação amplia as competências da entidade, criada em 1995, para otimizar o planejamento, organização, implementação da execução e monitoramento da Política Estadual de Esporte. As diretrizes preveem a promoção do esporte como instrumento de apoio à construção da cidadania, inclusão social, redução de desigualdades e vulnerabilidade social.

“A reforma administrativa é o primeiro passo de um conjunto de ações para potencializar as políticas de esporte no Estado”, afirma o diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos.

 

PROESPORTE

O projeto ajusta ainda alguns cargos da Paraná Esporte e também permite que a autarquia possa formalizar parcerias com entes públicos ou privados, além de receber patrocínio para a execução da Política Estadual de Esporte.

Outra ação importante do Estado na área é a ampliação de recursos de incentivo fiscal destinados ao esporte, em especial para o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). A lei de incentivo permite que o contribuinte destine parte do ICMS a projetos esportivos credenciados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

 

++++

 

Sesc Triathlon reúne elite no litoral

Matinhos – Uma das mais tradicionais competições esportivas do Brasil está de volta. O Sesc Triathlon Caiobá chega a sua 33ª edição no dia 20 de março, em Matinhos, litoral paranaense. A prova, que engloba três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida, deve reunir 1.400 atletas de diversos estados do país e também estrangeiros.
Todas as largadas acontecem na Praia Mansa, a partir das 7h. As distâncias para as categorias Elite e Amador Olímpico são de 1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Já para as categorias que compõem o Short Triathlon – Speed, Mountain Bike, Trabalhador do Comércio, PcD (Pessoas com Deficiência) e Revezamento (trio), são de 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.
Foram adotados diversos protocolos sanitários para a retomada da competição, que devido às restrições impostas pela pandemia não foi realizado em 2021. O simpósio técnico será on-line, e a retirada dos kits será feita respeitando o distanciamento social, com a obrigatoriedade do uso de máscara e a disponibilização de totens com álcool em gel. Essas medidas também serão adotadas nas áreas de transição antes e após a prova.

 


Adeus Mororo

Conhecido por ser um grande revelador de talentos no futebol de base de Foz do Iguaçu, o professor Ivan Mororo Alves faleceu ontem, vítima do efeito de duas paradas cardíacas na última sexta-feira. Ivan foi o responsável pela revelação do atacante Pepê, ex-Grêmio, e dos atacantes Safira e Marcelinho. Além de atuar na base, várias vezes ele assumiu como técnico interino do time profissional do Foz.

Crédito: Divulgação