Cotidiano

Espécie que inspirou o filme ?Rio? ganha centro de recuperação

RIO — A ararinha-azul, espécie considerada em extinção desde 2000 e protagonista do filme de animação “Rio”, receberá um área especial para sua recuperação. Uma parceria especial capitaneada pelo Ministério do Ambiente construirá, em uma fazenda baiana, o Centro de Reintrodução e Reprodução da Ararinha-Azul na Caatinga.

O governo federal e as instituições envolvidas no projeto calculam um investimento de R$ 5 milhões até que a espécie tenha condições para retornar a seu habitat natural, o que poderia ocorrer em 2019. Estima-se que a ave, nativa da Caatinga, tenha 120 indivíduos em cativeiro em cativeiro no Catar, Alemanha e Brasil.

— Há mais de 15 anos, a Caatinga sofre com a falta das ararinhas — destaca o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. — Sabemos que todas as espécies, desde as mais exuberantes às mais singelas, são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. A dedicação de tantas pessoas de diferentes origens para chegarmos até aqui simboliza a compreensão de nossa responsabilidade comum.

Localizada às margens do riacho Melancia, a Fazenda Concórdia, em Curaçá (BA), é uma propriedade de 2.380 hectares e pertence à companhia Al Wabra, do Catar. Além dela, o projeto também conta com o apoio da Associação para Conservação de Papagaios em Extinção, da Alemanha, a Parrots International, dos Estados Unidos, e a Jurong Bird Park, de Singapura. No Brasil, o apoio será comandado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).