Cotidiano

Espanha denuncia ?terrível violação de direitos humanos? na Venezuela

MADRI ? Os problemas econômicos e políticos da Venezuela foram tema de discussão do governo espanhol nesta sexta-feira, com a vice-presidente Soraya Saénz de Santamaria denunciando a ?terrível situação de violação dos direitos humanos? no país sul-americano.

? Os ataques do governo venezuelano são um dia sim e o outro também (à Espanha), mas apenas para disfarçar o que é uma terrível situação de violação dos direitos humanos, de falta de respeito à democracia ? disse a vice-presidente espanhola em uma entrevista coletiva à reunião semanal do conselho de ministros.

Soraya afirmou ainda que os ?índices de pobreza e desabastecimento parecem mentira em um lugar tão rico e tão importante como a Venezuela?. O tema foi debatido no Conselho de Segurança Nacional, antes da reunião dos ministros.

Frente às acusações de oportunismo eleitoral, a vice-presidente insistiu que o governo conservador de Mariano Rajoy acompanha a situação do país há cinco anos

? Não descobrimos a Venezuela em campanha ? argumentou ela, acrescentando que o tema foi debatido em vários outros conselhos de ministros.

A vice-presidente havia sido questionada a este respeito, após a recente viagem à Venezuela a convite do líder do partido liberal Cidadãos, Albert Rivera.

A viagem e a grande presença da Venezuela no debate político espanhol levou na quinta-feira o presidente do país, Nicolás Maduro, a convidar ironicamente os candidatos presidenciais espanhóis a fazerem o seu debate presidencial em Caracas, ?já que eles são estão interessados em Caracas?.

? Eles me conhecem mais na Espanha do que esses candidatos ? ironizou o chefe de Estado venezuelano.