Cotidiano

Eric Clapton é processado por pagar royalties ao artista errado

RIO ? Apesar de ter sido gravado há 24 anos, o álbum “Unplugged” de Eric Clapton é agora alvo de uma ação na Justiça americana. Os herdeiros de Bo Carter, bluesman dos anos 1920 e 1930, afirmam que os créditos (e royalties) de “Alberta” foram direcionados ao artista errado.

Com composições do próprio Clapton, como “Tears in heaven” e “Layla”, e clássicos do blues, “Unplugged” rendeu seis Grammys ao músico e proporcionou seu maior sucesso comercial. O álbum chegou ao topo da Billboard americana, além de entrar em várias listas dos melhores de 1992. Ao todo, foram vendidas mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

Segundo os advogados dos proponentes da ação, a música que aparece creditada como “Alberta”, de Lead Belly, na verdade seria “Corrine, Corrina”, registrada por Bo Carter em 1932. Carter gravou a canção pela primeira vez em 1928 e, desde então, diversos artistas fizeram suas releituras, indo do jazz de Art Tatum ao folk de Bob Dylan e Joni Mitchell.

A controvérsia parece ter começado já em 1930, quando os Mississipi Sheiks fizeram uma gravação com algumas modificações. “Corrine, Corrina”, do verso inicial (“Corrine, Corrina, where you been so long?”), foi substituída por “Alberta, Alberta”, e a canção ganhou o título “Sweet Alberta”. Já Lead Belly gravou sua música “Alberta” em 1935.

Além de Eric Clapton, fazem parte do processo empresas de mídia e editoras musicais. Por enquanto, o artista ainda não se pronunciou.

Compare as músicas: ‘Alberta’, de Eric Clapton

‘Corrine, Corrina’, de Bo Carter

‘Alberta’, de Mississipi Sheiks