Cotidiano

Erdogan sinaliza possibilidade de retorno da pena de morte

ISTAMBUL ? O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sinalizou que o país pode reinstaurar a pena de morte após a fracassada tentativa de golpe de Estado na última sexta-feira. Durante um discurso em Istambul neste domingo, a multidão de apoiadores do presidente voltou a pedir pela execução dos envolvidos na ofensiva.

? Ouvimos o seu pedido. Numa democracia, o povo tem aquilo que pede. Acredito que nosso governo discutirá com a oposição e chegará a uma decisão ? afirmou o presidente, que no dia anterior já se manifestara sobre o assunto, afirmando que as demandas seriam ?examinadas pelo Parlamento?. ? Não demoraremos a tomar essa decisão, porque aqueles que tentam um golpe neste país devem pagar o preço.

No sábado, enquanto Erdogan discursava em Istambul, o primeiro-ministro, Binali Yildirim, também realizava um pronunciamento na capital, Ancara e respondeu aos pedidos pelo retorno da pena de morte afirmando que ?o recado havia sido entendido?.

? Faremos o necessário ? afirmou Yildirim.

Em sua busca por um lugar na União Europeia, o país ? que não executa prisioneiros desde 1984 ? aboliu oficialmente a pena de morte em 2004. Desde sábado, o governo tem levado adiante um expurgo de opositores na Judiciário e nas Forças Armadas, e segundo o Ministro da Justiça, Bekir Bozdag, o número de detenções no país durante o fim de semana pode ultrapassar 6 mil.