Esportes

Equipe feminina de Cascavel recupera hegemonia estadual

Conquista em Maringá encerrou um jejum de quatro anos sem títulos

Cascavel – Maior vencedora da Divisão Especial do Campeonato Paranaense de Handebol, categoria Livre, a equipe feminina de Cascavel reconquistou a hegemonia no Estado com o título da edição 2015 da principal competição da modalidade no Paraná.

Na final em Maringá, o time cascavelense venceu a equipe da casa por 26 a 24, no domingo (8), e trouxe para a Capital do Oeste o 12º título de representantes da cidade no Estadual.

Desta vez, a conquista foi de forma invicta e encerrou um jejum de quatro anos sem títulos para a equipe cascavelense, que tem o técnico Neudi Zenatti à frente desde a década de 90. Após a conquista de 2010, inclusive, o Paranaense passou a ser dominado pelos times de Cianorte (2011 e 2012) e Umuarama (2013 e 2014).

Este ano, as campeãs das últimas temporadas não disputaram o campeonato e esse é um dos fatores apontados por Neudi como determinante para o título.

“Nós temos mantido o mesmo investimento, mas todas as nossas despesas têm subido, como com alimentação e o valor do auxílio às atletas, por exemplo, o que não nos permitia ter um vínculo com atletas, pois como Cianorte e Umuarama tinham investimento superior, não havia como serem superados. Sem eles na disputa, houve um nivelamento entre as equipes”, explica.

União e troféu

Outro fator apontado pelo técnico Neudi Zenatti como determinante para a conquista do título de 2015 foi a união e o comprometimento de suas atletas.

“Temos um grupo reduzido, fomos com apenas nove atletas para Maringá, mas todas com muita vontade. Houve debandada de jogadoras, mas as que permaneceram o fizeram porque queriam e isso às fez treinar com mais vontade. O grupo se fechou, se uniu e tivemos grata surpresa com os reforços”, continua Neudi.