Esportes

Equipe de Cascavel pronta para a 2ª etapa do Estadual

Os confrontos pela segunda etapa estão marcados para sábado (16h) e domingo (10h) na quadra da AABB, na capital do Estado

Curitiba – Vitoriosa na etapa de abertura da Divisão Especial do Campeonato Paranaense de Vôlei Adulto, a equipe feminina de Cascavel realiza os últimos preparativos para enfrentar a equipe de Curitiba neste fim de semana. Os confrontos pela segunda etapa estão marcados para sábado (16h) e domingo (10h) na quadra da AABB, na capital do Estado.

Os treinos com bola são diários e na academia de musculação ocorrem três vezes por semana, sempre com a presença do técnico Juliano Trindade e do preparador físico Rodrigo Poderoso.

De acordo com o treinador, oriundo de Cianorte e que está à frente da equipe há cerca de 40 dias, o intervalo entre as duas etapas permitiu melhorar tanto a parte a técnica quanto a parte tática da equipe, além de aperfeiçoar o condicionamento físico com a chegada de Poderoso, há um mês.

Na rodada dupla da estreia a equipe cascavelense venceu em casa o time de Maringá duas vezes. Já a equipe curitibana foi derrotada duas vezes pela representação de São José dos Pinhais. Pela segunda rodada, neste fim de semana, Maringá e São José medem forças na Cidade Canção.

“Temos um grupo novo em relação ao time do ano passado, com idade média de 24 anos e altura média de 1,80m, mas já apresentamos uma boa evolução em relação à primeira etapa”, diz o técnico Juliano, que não contará em Curitiba com a central Fernanda Batista, que treina no Rio de Janeiro com a seleção brasileira sub-23 para o Sul-Americano da categoria.

Estudioso

Doutor em Educação Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal, Rodrigo Poderoso encara como uma experiência nova com o esporte a preparação da equipe cascavelense. “Venho de trabalhos individuais com atletas e agora estou à frente de um grupo. Tenho que estudar em dobro para obter melhor rendimento no coletivo. Para deixar o grupo homogêneo peguei dados estatísticos de outras equipes profissionais como parâmetro, mas também tenho feito minhas próprias anotações. Trouxe aparelhos de Portugal e estou coletando dados para colocar em prática minha vivência subjetiva adquirida com estudos, com isso também direcionado os treinamentos individuais”, explica Poderoso.