Cotidiano

Equador diz que Suécia deve prometer que Assange não será extraditado

QUITO ? O governo equatoriano disse nesta quarta-feira que é necessário encontrar uma saída para Julian Assange, fundador do site WikiLeaks e asilado há quatro anos na embaixada do país em Londres, mas afirmou que qualquer decisão dependerá das garantias oferecidas pela Suécia para evitar a extradição do australiano para um outro país.

Assange se refugiou na embaixada do Equador por medo de que o Reino Unido o deportasse para a Suécia, onde enfrenta acusações de estupro, e mais tarde enviado para os Estados Unidos, onde ele poderia encarar uma longa pena por publicar centenas de milhares de telegramas diplomáticos secretos.

O Ministro das Relações Exteriores equatoriano Guillaume Long disse que está pessoalmente envolvido na busca por uma saída para o bem de Assange, mas depende dos resultados do interrogatório submetido no início desta semana.

? Se pudermos obter garantias de que Assange não enfrentará uma extradição para uma terceiro país, acho que é bom para ele enfrentar a justiça sueca – se houver acusações, porque ainda não há acusações ? disse Long em entrevista para uma rádio do Equador

A promotora sueca Ingrid Isgren passou várias horas na embaixada na terça-feira, onde fez perguntas por meio de um promotor equatoriano, antes de sair sem fazer comentários.