Cotidiano

Enviado da ONU alerta que muitos civis podem morrer de fome na Síria

MIDEAST-CRISIS_SYRIADAMASCO ? Muitos civis poderiam morrer de fome na Síria se a ajuda humanitária não chegar rapidamente em várias localidades, advertiu nesta quinta-feira o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura.

? Há muitos civis atualmente que correm o risco de morrer de fome e todos são civis sírios ? declarou Mistura durante uma entrevista coletiva após uma reunião do grupo de trabalho criado para discutir e melhorar o acesso humanitário na Síria.

O enviado citou particularmente as localidades de Daraya e Muadamiya (perto de Damasco e sitiadas pelas forças do governo de Bashar al-Assad) e as de Kefraya e Fua (sitiadas pelas forças da oposição).

? Há relatos credíveis de que na região de Muadamiya as crianças começam a sofrer de desnutrição grave ? acrescentou.

Jan Egeland, que dirige o grupo de trabalho sobre o acesso humanitário, explicou que no mês de maio foi possível distribuir muito pouca ajuda humanitária.

Dos cerca de um milhão de pessoas que a ONU esperava ajudar em maio por via terrestre, ?apenas 160 mil receberam auxílio?, indicou Egeland.

? Mesmo nos locais onde recebemos a autorização do governo, encontramos problemas infinitos para chegar até as populações, enquanto que em outras zonas onde firmamos um acordo sobre as condições para a entrega de ajuda, como em Daraya e Duma (reduto rebelde sitiado), não fomos capazes de atender a todas as pessoas ? disse.

A ONU também não foi capaz de ajudar a população de al-Waer, distrito rebelde da cidade de Homs (centro).

Segundo Egeland, ?a situação é terrivelmente crítica? em Madaya (cidade sitiada pelo regime), al-Waer e Muadamiya. ?As crianças estão tão desnutridas que vão morrer se não conseguirmos alcançá-las?, disse ele.