Cotidiano

Entre as melhores para se trabalhar no Rio há nove anos, Losango conquista o tetracampeonato do GPTW

Ilustração-Losango-Danilo.jpg

É tetra. O Banco Losango venceu pela 4ª vez consecutiva a premiação que elege as Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro, promovida pelo Great Place to Work (GPTW) em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), INFOGLOBO e Grupo HEL. No início deste mês, em São Paulo, a instituição financeira somou mais uma conquista, ficando pelo 10º ano consecutivo no ranking As Melhores Empresas Para Você Trabalhar do Guia Você S. A. Celebrando a série de vitórias, a empresa criou um divertido videoclipe com seus colaboradores (veja abaixo).

Com 45 anos de história, a instituição financeira se mantém no posto mais alto do pódio, mostrando que bate um bolão quando o assunto é cuidar das pessoas.

Mas os quatro troféus não vieram à toa, garante a empresa. Foi preciso estratégia, esforço coletivo e adaptação. Para manter a qualidade no ambiente de trabalho ano a ano, o banco busca melhorias constantes, baseadas em valores muito claros: comunicação direta e transparente; valorização dos talentos; celebração das conquistas individuais e coletivas; e incentivo à superação de desafios.

Apesar de muito inspiradores, nenhum desses valores levaria a Losango à conquista do Great Place to Work apenas pendurados em um quadro de avisos. Assim como no esporte, a prática é tudo. E todos os seus colaboradores entram em campo sabendo que são nas atitudes que se ganha o jogo.

Losango conquista o tetracampeonato do GPTW

As vantagens de um jogo aberto

O banco acredita que ouvir os funcionários pode fazer a diferença. Por isso, a empresa conta com diferentes canais de comunicação, incluindo TV Corporativa, rádio, jornal mural e boletins online.

A Losango desenvolve ainda o programa RH na Ponta, que leva a equipe de Recursos Humanos às filiais em todo o Brasil. A gerente de RH do banco, Luize Resende, descreve o funcionamento desse diálogo com os funcionários:

? Quando vamos a uma filial, conversamos com cada colaborador individualmente. Ouvimos elogios, reclamações, dúvidas sobre carreira e gestão. Depois da visita, o gestor recebe um feedback e voltamos para a sede motivados para realizar os ajustes necessários. É um meio de estreitar laços com nosso time e também de saber o que eles esperam da empresa.

LOSANGO PREMIOS.jpg

Na Losango, a transparência é levada a sério. E a liderança desempenha um papel fundamental junto aos colaboradores nesse assunto.

? A comunicação direta e a proximidade com a liderança garante um discurso único, na medida em que todo mundo sabe de tudo. Por isso, o colaborador deve ser o primeiro a ser informado de notícias importantes sobre a empresa. Ele é o nosso principal cartão de visitas, uma espécie de embaixador da marca. E não é só por meio dos canais que garantimos isso. Periodicamente, diretores e o próprio CEO rodam as filiais e promovem reuniões com os times para falar sobre estratégia, resultados, direcionamentos e também ouvir o que cada um tem para dizer ? defende Tatiana Maximiliano, coordenadora de Comunicação Corporativa.

Um time formado por pratas da casa

A prática que mais reflete a valorização dos seus talentos na Losango é o recrutamento interno. Sempre que surge uma vaga no quadro de funcionários, a empresa tem como premissa buscar entre quem já faz parte do time, principalmente para os cargos de liderança. Assim como nas grandes delegações esportivas, os melhores ?atletas? do banco são capacitados dentro de casa.

O processo seletivo só é aberto para o mercado caso não tenha na Losango alguém com os pré-requisitos necessários para desenvolvimento da função. E isso vale para todas as unidades da empresa.

? Comecei na Losango como estagiária, hoje sou analista júnior e planejo construir minha carreira na Losango. Aqui, todo mundo tem oportunidade ? diz a analista de comunicação corporativa Carolina Nascimento, na Losango há três anos.

Losango | Melhores Empresas Para Trabalhar

Vitórias celebradas e premiadas

A conquista do próprio prêmio pelo GPTW é um exemplo da cultura da Losango de celebrar as conquistas em equipe.

? Na primeira vez que ganhamos o GPTW no Rio, tivemos um vendedor de mate e biscoito Globo distribuindo os produtos na Matriz. A ideia era transmitir o clima da cidade e homenagear os colaboradores ? relembra Tatiana Maximiliano.

Valorizar o trabalho das pessoas é o caminho para a conquista, como conta a gerente de RH da Losango:

? Reconhecemos o nosso time e fazemos questão de mostrar isso para eles. Um exemplo disso é a própria ambientação da empresa: na ocasião da comemoração dos 45 anos, perguntamos aos colaboradores porque eles gostavam de trabalhar na Losango. E as respostas passaram a fazer parte da nossa decoração. Além disso, costumamos celebrar tudo, desde o sucesso de um projeto até o aniversário dos nossos colaboradores. Acreditamos que incentivar momentos de integração e reconhecimento contribui para o clima de alta confiança que temos aqui ? avalia Luize Resende.

Além de comemorar prêmios e datas sazonais, a Losango também conta com celebrações que já fazem parte da tradição da empresa: ?Veteranos? e ?Talentos Losango?. Na primeira, todos os colaboradores que completam 15 ou 30 anos de empresa são homenageados em uma grande festa no Rio. Já o segundo celebra e reconhece a performance em vendas. Semestralmente, cerca de 70 colaboradores que atingiram suas metas são premiados com uma viagem para um resort.

– É inesquecível! Na viagem é tudo organizado com muito detalhe e o carinho com que somos tratados faz todos os dias de trabalho e a nossa dedicação valerem a pena ? revela a consultora comercial Priscila Silva, que conquistou uma vaga no último reconhecimento da ?Talentos Losango?.

Luis Sandes.jpgObstáculos vencidos com superação e apoio

Time que joga junto supera obstáculos junto, mesmo os pessoais. O analista de cobrança Luiz Sandes é uma prova disso na Losango. Em 2011, ele passou por um problema de saúde, mas a palavra de apoio dos colegas funcionou como motivação.

? Os colegas de trabalho na Losango são como uma grande família. Quando passei por isso, encontrei aqui o apoio que eu estava precisando. Foi na Losango que consegui forças para enfrentar o que fosse preciso e venci!

Comemorando 23 anos de empresa, Sandes superou este obstáculo e virou referência para os colegas. Ele resume o espírito de equipe Losango:

? Dar força para uma pessoa é uma forma de retribuir tudo o que você recebeu ? pontua Sandes.

Na Losango, a equipe trabalha focada para atingir o melhor resultado. E no mercado corporativo todo dia é dia de jogo. Cada vitória faz parte da trajetória que a empresa constrói para garantir a medalha de ouro, seja com a satisfação de um cliente, na concretização de um projeto ou na implementação de uma nova prática de gestão de pessoas.

É com esse conjunto de visão e iniciativas que a empresa acredita estar na contramão do mercado, conseguindo crescer em meio ao contexto econômico difícil que o país enfrenta. Desafios são superados diariamente, assim como em todo o negócio, aliás. Mas com a união, disciplina e muita dedicação, o time da Losango é ouro pela quarta vez entre as melhores.

Veja mais: Goleada de boas práticas leva banco Losango ao topo do Great Place to Work