Cotidiano

Entidades de médicos irão ao STF contra decreto de calamidade pública

RIO – O Sindicato dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos irão encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o decreto feito pelo governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, que instituiu estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira. Segundo o presidente do sindicato, Jorge Darze, a ação deverá ser protocolada na próxima quinta ou na sexta-feira. Darze argumenta que a situação do estado não configura o que a lei prevê como calamidade pública, ou seja, eventos adversos como desastres naturais. calamidade 2

? É preciso que a lei que define o que é calamidade seja respeitada. O que estamos vivendo não é nada daquilo que está na legislação sobre o que é calmidade. Não tivemos nenhum desastre. A única calamidade que temos é a péssima gestão do governo do estado ? criticou Darze.

Com o decreto, um dos temores do sindicato é que a situação excepcional conferida pelo status de “calamidade pública” seja usada como escudo para que o governo não cumpra seus compromissos e reduza gastos essenciais.

? Estamos falando da racionalizadçao de atividades essenciais. O que isso quer dizer? A questão da racionalização das atividades essenciais já estão defiinidas na Constituição Federal. Falar nisso pode dar margem ao governo violar a própria Constituição. A saúde pública vai sofrer alguma alteração em relação aos recursos? Não pode sofrer. Esse decreto se torna cheque em branco para governador agir no que diz respeito recursos públicos ? disse o presidente do sindicato, acrescentando que vê risco o decreto dê respaldo para que o governo continue atrasando salários:

? Amanhã (domingo) o governo vai voltar atrasar salários e aposentadoria. O Judiciário jamais poderá tomar as medidas que vinha tomando até então para forçá-lo a pagar. Com o decreto, o governo se calça para impedir que haja regularização dos salários. Esse decreto foi criado para proteger o governador e não o estado e a população. O documento deixa claro que, para ele, não é importante a crise que a saúde, a educação e a segurança vivem. O que se torna mais importante é a realização da Olimpíada.