Cotidiano

Enem 2015: notas pioraram em três das quatro áreas de conhecimento

Info – Enem 2015 médias por área

RIO ? As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 demonstram a situação difícil da etapa final da educação básica no Brasil. Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anizio Teixeira (Inep) divulgou as pontuações médias dos participantes do concurso que, em 2015, estavam concluindo essa etapa da formação escolar. Na comparação com a edição de 2014, houve queda em três das quatro provas de múltipla escolha: Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza. Somente na área de Ciências Humanas e na redação os candidatos melhoraram o desepenho médio. Enem 2015

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De acordo com a média aritmética das quatro provas de múltipla escolha, a nota geral dos participantes caiu de 506,25 pontos para 503 pontos. A realidade consolida um diagnóstico de problemas no ensino médio do país, o que, este ano, também ficou evidente com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual esse segmento apresenta uma estagnação de dez anos na nota.

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na qual são cobradas disciplinas como biologia, física e química, a nota média dos candidatos do Enem 2015 caiu de 487 pontos, em 2014, para 478 pontos, em2015. Na parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, em que entram as disciplinas de português e língua estrangeira, a pontuação passou de 511 para 504. Já no exame de Matemática e suas Tecnologias, a nota teve redução de 481 para 475 pontos.

Os desempenhos dos alunos melhoraram, porém, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, na qual são cobradas as disciplinas de história, geogragia, filosofia e sociologia, passando de 546 para 555 pontos. Na redação do ano passado, que pediu aos candidatos para dissertar sobre a violência contra mulheres, a melhora na performance foi mais substancial, com a nota subindo de 491 para 543 pontos.

Foram divulgadas as pontuações obtidas por 14.998 escolas no Enem do ano passado. Ao todo, mais de 25 mil colégios tinham alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2015, mas só foram computados nesta análise os dados das instituições com ao menos dez alunos participantes do Enem e cuja adesão ao exame foi igual ou maior que 50%. No total, foram contabilizadas as notas de 1,2 milhão de estudantes que, no ano passado, estavam concluindo o ensino médio.

Diferentes variáveis podem ser empregadas para se entender os fatores que mais influenciam nas notas dos alunos. Um dos mais preponderantes é o perfil socioconômico. Entre as 2.510 escolas participantes do Enem que atendem a um público de nível socioeconômico considerado “muito alto”, a média dos alunos é de 599 pontos. Já com relação às 3.250 instituições de ensino com alunos na faixa considerada “alta”, a pontuação média cai para 549. No outro extremo desse universo, entre as 58 escolas que atendem a um público de nível socioeconômico “muito baixo”, a média ficou em 454 pontos. Bem abaixo da média nacional.

O indicador socioeconômico é calculado com base na escolaridade dos pais dos alunos, na posse de bens e na contratação de serviços pela família dos estudantes.

O tamanho da escola também influencia diretamente na nota. Segundo o Inep, escolas de porte considerado “muito pequeno”, com até 30 alunos matriculados no último ano do ensino médio, tiveram média de 541 pontos. Na ponta inferior desse ranking, aparecem, justamente, as instituições de ensino com 91 alunos ou mais. Na média, esse universo de colégios obteve 509 pontos.