Cotidiano

Enem 2015: colégio líder nas provas objetivas é 77º lugar na redação

Info – Ranking Enem 2015 escolas

RIO ? Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, ficou em primeiro lugar no ranking feito a partir das médias obtidas por cada escola do país nas provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, numa relação gerada apenas com base nas notas da redação, única e temida prova dissertativa do concurso, a mesma unidade de ensino fica na 77ª posição.links Enem 2015

CONSULTE AQUI A COLOCAÇÃO DA SUA ESCOLA

A discrepância entre o desempenho dos alunos em questões de múltipla escolha e na prova de redação é ainda maior no Colégio Etapa III, também em São Paulo. A escola ficou em segundo lugar no ranking que leva em conta as quatro provas objetivas do Enem (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática), mas obteve a 170ª colocação se forem consideradas apenas as notas da prova discursiva.

As pontuações obtidas por 14.998 escolas no Enem do ano passado foram divulgadas nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionas Anizio Teixeira (Inep). Ao todo, mais de 25 mil colégios tinham alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2015, mas só foram computados nesta análise os dados das instituições com ao menos dez alunos participantes do Enem e cuja adesão ao exame foi igual ou maior que 50%. No total, foram contabilizadas as notas de 1,2 milhão de estudantes que, no ano passado, estavam concluindo o ensino médio.

Geralmente, o ranking que leva em conta apenas as provas objetivas circula pelo país todo como se fosse único. Mas, na verdade, a nota da redação é, muitas vezes, tão ou mais determinante para a pontuação final. Algumas universidades inscritas no Sistema de Seleção Única (Sisu) conferem mais peso à redação.

A diferença entre rendimento nas provas objetivas e na redação é um pouco menor no Colégio Ari de Sá Cavalcante, de Fortaleza. Na relação das pontuações obtidas com os exames de múltipla escolha, duas unidades da instituição de ensino cearense ficaram, respectivamente, com a terceira e a quarta colocações. Já no ranking das notas de redação, a unidade Mario Mamede vai da terceira para a 29ª posição, e a unidade Major Facundo cai do quarto para o 27° lugar.

Apenas duas escolas ocupam a lista das dez melhores tanto com a nota da redação quanto com a média das avaliações de múltipla escolha. O Colégio Christus Pré-Universitário, de Fortaleza, ficou em 6º na relação das notas das provas objetivas e em 9° no ranking da redação. Já o Instituto Dom Barreto ficou com a 7ª colocação nas múltiplas escolhas e com o 2º lugar do país na prova discursiva.

– É um empenho em conjunto da equipe com a motivação dos alunos. A maioria deles quer fazer vestibular para cursos em que a redação faz diferença, então, o desempenho tem que ser elevado – explica Digenario Pessoa, professor de redação do Instituto Dom Barreto

Olhando para as dez escolas com as maiores pontuações nas objetivas, a maior discrepância em relação a esta nota e a da redação é observada na situação do Colégio de Aplicação Farias Brito, em Fortaleza. A unidade de ensino ficou com um glorioso oitavo lugar quando são levadas em conta apenas as questões de múltipla escolha. Mas a escola cai para a 283ª posição no ranking das melhores médias na redação.