Cotidiano

Encontro define documento a ser entregue ao governo

Em Cascavel, o debate ocorreu no auditório da Unipar e foi marcado por protestos de estudantes que discordam das alterações

Cascavel – Professores, pais, estudantes, representantes da Seed (Secretaria de Estado da Educação), Conselho Escolar das unidades educacionais de Cascavel, das APMFs (Associações de Pais, Mestres e Funcionários), grêmios estudantis, diretores dos colégios estaduais e toda comunidade participaram ontem, em todo o Estado, de um encontro para discutir as reformas do ensino médio, que estão sendo propostas pelo governo federal.

Em Cascavel, o debate ocorreu no auditório da Unipar e foi marcado por protestos de estudantes que discordam das alterações e que já ocupavam, até o fechamento da edição, ontem, 23 colégios estaduais, de um total de 41 unidades educacionais na cidade.

Após serem divididos em grupos para discutir as alterações, os presentes fizeram um documento que será encaminhado ao Congresso Nacional. Todos os núcleos do Estado realizaram o debate simultaneamente.

A discussão se fez necessária depois que iniciou uma onda de ocupações de colégios em todo o Paraná e estudantes foram às ruas protestar. Em Cascavel, colégios seguem ocupados. O objetivo deste documento, que deve ser entregue ao ministro da Educação, Mendonça Filho, na próxima terça-feira, dia 18, é fazer com que haja consenso sobre o debate para que os protestos sejam encerrados.

Além dos encontros, a Secretaria Estadual de Educação preparou uma consulta online para ampliar a discussão, que pode ser feita até a próxima segunda-feira, dia 17, pelo site www.questionario.seed.pr.gov.br/index.php/156283?lang=pt-BR.