Cotidiano

Encontro de criança com sucuri ?viraliza?

O menino tropeçou e saiu correndo para avisar os pais quando percebeu que se tratava de uma cobra

Santa Helena – Órgãos de imprensa de boa parte do País repercutiram o inusitado encontro, no fim de semana, de uma criança de quatro anos com uma sucuri de cerca de quatro metros. O fato ocorreu na madrugada de domingo, às margens do reservatório de Itaipu, em Santa Helena. O menino acompanhava os pais em uma pescaria e encontrou a cobra nas proximidades do acampamento da família, na região do balneário chamada de praia nova.

O menino tropeçou e saiu correndo para avisar os pais quando percebeu que se tratava de uma cobra. A Polícia Ambiental foi chamada e em pouco tempo conseguiu capturar o animal. A cobra tentou se esconder no tempo de uma árvore, que arcou com o peso dela. Depois de capturada, foi solta em região do Refúgio Biológico da Itaipu.

Agentes que atenderam a ocorrência informam que sucuris desse tamanho não são comuns no Oeste. Havia o relato de avistamentos de uma cobra nas redondezas já há alguns dias. A espécie não é venenosa, mas pode matar pessoas e até animais de grande porte por meio da constrição. Na fase adulta, a sucuri pode passar dos dez metros de cumprimento e chegar aos 400 quilos. Apesar do susto, a família afirma que o menino está bem.

Arraia

No ano passado, a administração pública de Santa Helena mobilizou equipe para fazer um arrastão pelo balneário para capturar arraias e piranhas. Cerca de 110 animais foram retiradas da orla e liberados em outras partes do reservatório. Seis ataques a banhistas foram registrados apenas em uma semana, em janeiro do ano passado, mas sem gravidade.