Cotidiano

Empresa cria absorvente que avisa quando precisa ser trocado

RIO – Há aplicativos para monitorar sua pressão arterial, pulsação, quantos passos você dá por dia e até o seu sono. Agora, uma start-up criou um app, que junto de um absorvente inteligente, monitora o seu ciclo menstrual e avisa quando é hora de ser trocado.

A my.Flow (meu fluxo, em tradução livre do inglês) é uma empresa californiana criada por uma aluna da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ela teve a ideia como parte de uma aula de engenharia na faculdade.

“Algumas mulheres conhecem bem seu fluxo, o que é ótimo. Nosso produto é para aquelass que não conhecem, ou que gostariam de aprender e monitorar melhor isso”, disse a CEO Amanda Brief em entrevista ao site Refinary 29.

O my.Flow funciona com um monitor do tamanho de um chaveiro, que se conecta via Bluetooth ao fio do absorvente tipo tampão. Quando o absorvente é inserido, o monitor avisa o app para smartphones e passa a monitorar, mandando uma mensagem quando o absorvente estiver cheio.

Ele também pode ser configurado para avisar diferentes níveis de saturação do absorvente. O app monitora a frequência, duração e nível do fluxo menstrual, criando estatísticas diárias e mensais para a usuária.

A empresa planeja começar as vendas em 2017. O sensor deve custar até US$ 50, com pacotes de absorventes por US$ 13. Veja abaixo no vídeo como ele funciona.