Cotidiano

Em resposta a críticas, Onyx Lorenzoni chama Renan de 'bandido'

ONYX.jpgBRASÍLIA – Em resposta às críticas feitas nesta quinta-feira pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator do pacote anticorrupção na Câmara, chamou o peemedebista de “bandido” e afirmou que ainda hoje vai oficializar um processo contra Calheiros, que o acusou de ter recebido dinheiro de caixa dois da indústria de armas.

– Bandido a gente enfrenta na delegacia e no tribunal. No caso dele, como tem foro privilegiado, vai ser no tribunal. Já assinei procuração e até o fim da tarde vou fazer uma interpelação judicial para que ele apresente provas da acusação que me fez. Ele, que já tem 12 ações no Supremo, talvez tenha a décima terceira – afirmou o deputado.

Lorenzoni negou qualquer recebimento de dinheiro de caixa dois e disse ao GLOBO que nas últimas quatro eleições que concorreu abriu os sigilos fiscal e bancário às autoridades.

– As nossas biografias são autoexplicativas, é só comparar. Essa foi a quarta eleição em sequência que disputei com meu sigilo fiscal e bancário aberto para as autoridades. Faço isso na rotina, duvido que ele possa fazer – alfinetou.

O deputado acredita ter despertado a ira do presidente do Senado nesta quarta-feira, quando Renan tentava votar a urgência do pacote anticorrupção para apreciar o mérito ainda ontem, o que foi derrotado pela maioria dos senadores. Lorenzoni foi ao plenário do Senado e conversou com vários senadores, na tentativa de dissuadi-los de aprovar a urgência. Segundo Lorenzoni, Renan queria fazer votação simbólica, mas a votação nominal inibiu os senadores.

– Ele deve ter me visto ontem, quando comecei a falar para os senadores meus amigos, Caiado, Randolfe, Ana Amelia, Ferraço, Lasier, e todos começaram a impedir que houvesse votação ontem simbolicamente, como ele queria, e na nominal ele perdeu. Talvez tenha ficado muito bravo porque viu que eu estava lá trabalhando para impedir que essa barbaridade acontecesse.

Para o deputado, Renan queria chegar ao dia do julgamento em que pode se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma “carta na manga”, mas chegou “nu com a mão no bolso”.

– Talvez ele desejasse chegar no julgamento no Supremo com uma carta na manga, e chegou nu com a mão no bolso. Acho que vai virar réu hoje, e aí vem a raiva.

Além de chamar Lorenzoni de Onyx “Lorenzetti”, ao dizer que ele tinha nome de marca de chuveiro, o presidente do Senado ironizou o fato de a Câmara não ter aprovado o chamado teste de integridade, afirmando que o deputado poderia ter se beneficiado do instrumento para dizer que nunca recebera dinheiro de caixa dois de empresas de armas, fortes no Rio Grande do Sul. – Antes de encerrar, eu queria dizer apenas que não houve aqui agressão ao Relator da matéria na Câmara dos Deputados, ao Onyx Lorenzetti. Parece nome de chuveiro, mas não é nome de chuveiro – disse Renan.