Cotidiano

Em Madri, castristas e anticastristas se enfrentam

62938131_A police officer separates pro and anti Castro demonstrators in fro.jpg

MADRI ? Em frente à embaixada de Cuba em Madri, na Espanha, grupos de manifestantes favoráveis e contrários a figura de Fidel Castro entraram em confronto, informa o jornal local ?El Mundo?. Ambas as manifestações se devem à morte do líder cubano, anunciada na noite desta sexta-feira em Havana.

Apesar da chuva na capital espanhola na manhã deste sábado, castristas e anticastristas se concentram no local, e a polícia precisou intervir para separar os mais exaltados, que trocam insultos e chegaram a se enfrentar.

De um lado, castristas gritam ?Cuba, Fidel e Che? e ?a revolução vive?, destacando os avanços sociais do regime cubano, enquanto críticos chamam Fidel de ?ditador? e criticam os espanhóis que apoiam o governo implantado em Cuba após a revolução de 1959.

A bandeira da embaixada está a meio mastro, após decretação de luto de nove dias pelo governo cubano. De acordo com o ?El Mundo?, a maior parte dos manifestantes é favorável a Fidel Castro.

O presidente do grupo ?Cuba Democracia Ya?, Rigoberto Carceller, levou garrafas de champanhe para brindar ?não pela morte de Fidel, a quem Deus perdoa?, mas porque hoje ?começa uma nova etapa para os cubanos?.