Cotidiano

Em discurso, Obama pede união aos EUA após embate eleitoral

2016 950994110-201611111436013305_AP.jpg_20161111.jpg

ARLINGTON ? Em seu discurso na cerimônia do Dia dos Veteranos, feriado nacional nos EUA em homenagem aos militares que serviram nas Forças Armadas, o presidente Barack Obama fez referências ao resultado da eleição americana.

Três dias após a vitória do candidato republicano Donald Trump, na terça-feira, Obama pediu que a população deixe para trás o clima beligerante da campanha americana, marcada por ataques entre Trump e a candidata democrata Hillary Clinton:

? Quando a eleição acaba, nós procuramos formas de nos juntarmos novamente. Agora que a eleição acabou, nós precisamos nos unir ? declarou Obama.

O atual chefe de estado recebeu Trump na Casa Branca, na quinta-feira, para tratar da transição do poder. Embora fosse nítido o constrangimento tanto de Obama quanto de Trump, que também trocaram farpas durante a campanha, ambos se mostraram otimistas com o tom amistoso da conversa após as eleições.

VIAGEM COM TRUMP NA PAUTA

Obama viaja, na segunda-feira, para uma maratona de seis dias por Grécia, Alemanha e Peru. Esta deve ser a última grande viagem internacional antes do dia 20 de janeiro, quando entrega a presidência para Trump.

O atual presidente americano encontrará lideranças europeias, como a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras. Além disso, Obama comparecerá a uma cúpula sobre economia da Ásia, realizada no país sul-americano.

De acordo com porta-vozes da Casa Branca, Obama espera ser questionado por chefes de estado sobre seu sucessor eleito, Donald Trump. O magnata indicou, durante a campanha, que poderia revogar iniciativas de Obama na política internacional, como acordos transnacionais de comércio e a negociação com o Irã referente à política nuclear.