Cotidiano

Em decisão inédita, grupo neonazista deve ser banido do Reino Unido como terrorista

584d8fd9c461886b168b4621.jpg

LONDRES – O grupo neonazista britânico National Action (Ação Nacional) deve ser classificado como organização terrorista e, consequentemente, proibido no Reino Unido durante uma votação no Parlamento nesta segunda-feira. Se assim a previsão se confirmar, será a primeira vez que uma associação da extrema-direita é considerada criminosa no país.

O autodenominado Movimento da Juventude Nacionalista usou sua conta no Twitter para exaltar Thomas Mair, condenado pelo assassinato da deputada trabalhista Jo Cox, baleada e esfaqueada na cidade de Birstall, perto de Leeds, em junho de 2016. Além de assassino, Mair era também defensor da supremacia branca e das iniciativas de Adolf Hitler.

A mensagem publicada no Twitter revela uma foto de Mair com a legenda: ?Vote sair (em referência à saída do Reino Unido da União Europeia), não deixe que o sacrifício deste homem tenha sido em vão. Jo Cox teria enchido Yorkshire com mais sub-humanos!?

Os cerca de 100 membros que formam o braço do grupo em Yorkshire também usam as redes sociais para encorajar o ?ativismo do lobo solitário?, expressão comumente utilizada para se referir a atos de terrorismo cometidos individualmente. Após a publicação de mensagens que incitavam o assassinato de judeus através da rede, a conta do grupo no Twitter foi suspensa. Em seu site, eles postaram uma mensagem rejeitando as acusações, afirmando que não ?sancionam nem apoiam o terrorismo?.

Para o governo, proibir a atuação de organizações do gênero é uma ação difícil, já que esses grupos geralmente encontram maneiras de ?contornar a lei?, afirmou uma fonte ao ?The Sunday Times?. Apesar disso, ela defende que o grupo ultrapassou essa linha ao glorificar o terrorismo.

Sobre a condenação de Mair, a ministra do Interior, Amber Rudd, afirmou que está determinada a ?desafiar o extremismo em todas as formas, incluindo o mal do fascismo da extrema-direita?. A atuação mais séria do governo frente às ameaças da extrema-direita leva a crer que mais grupos devem vir a ser banidos no futuro.