Cotidiano

Em Davos, posse de Trump eleva preocupação com comércio global

309085779_1-4.jpgDAVOS – No Fórum Econômico Mundial, em Davos, o mote das conversas gira em torno da posse de Donald Trump e externaram suas preocupações com o comércio internacional. Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que políticas protecionistas da nova administração americana do presidente Donald Trump provavelmente “terão um impacto negativo na economia, ofuscando quaisquer ganhos positivos das medidas de estímulo econômico.

davos– No geral, provavelmente não será positiva – disse Christine Lagarde em painel do Fórum Econômico Mundial em Davos.

Lagarde disse que um dos maiores riscos para a economia mundial em 2017 é uma corrida em para o aumento de impostos e regulações no comércio, em uma referência indireta à agenda política de Trump.

– Se as condições que esperamos para 2017, como resultado do que aconteceu em 2016, vir a ser todos negativos como uma corrida em trubutos no setor comercial e maior regulação financeira, então seria realmente uma situação incerta e surpreendente que pode ter efeitos devastadores – disse Lagarde.

Também no evento, o ministro das Finanças da França, Michel Sapin, alertou Trump sobre os perigos de se adotar medidas unilaterais para desregulamentar a indústria financeira dos EUA, ao enfatizar a necessidade de coordenação internacional.

Em entrevista à Reuters, Sapin disse que os regulamentos acordados entre os países do G-20 após a crise financeira global são vitais para evitar futuras turbulências. Para ele, um só membro não é capaz de mudar.

– Cada governo é obviamente livre para ter políticas fiscais, competitivas e corporativas. Mas em questões de regulação financeira, há cooperação internacional. Movimentos unilaterais por Washington não seriam bem-vindos e até certo ponto não seria possível – destacou.