Cotidiano

Em carta pessoal, Dilma defenderá plebiscito sobre eleições

28128705673_bdb6740cc2_z.jpgBRASÍLIA ? A presidente afastada Dilma Rousseff fará uma carta citando a questão do plebiscito sobre novas eleições, segundo senadores do PT que estiveram no Palácio da Alvorada. O entendimento é que a carta será “de Dilma” e não dos partidos ou movimentos sociais, que se dividem sobre a oportunidade de defender novas eleições. A avaliação é que, apesar do placar de derrota da sessão de ontem do Senado sobre o impeachment, é preciso reforçar o corpo a corpo junto aos senadores. A carta deverá ser lançada nesta quinta-feira ou até terça-feira.

Impeachment madrugada

Dilma conversou com o ex-presidente Lula e almoçou com senadores e ainda com os presidentes do PT, Rui Falcão; do PDT, Carlos Lupi; e do PCdoB, Renato Rabelo.

Dilma ainda elabora como colocar a questão do impeachment, se o chamará de “golpe”. A ideia é que ela diga que, se o impeachment for aprovado da forma como está, será um golpe.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que a carta será lançada até terça-feira, mas o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acredita que será ainda nesta quinta-feira.

? A carta será o pensamento dela, o sentimento dela. O certo é que ela fará uma defesa da democracia. A presidente não vai perder o apoio do PT ou do MST se defender a posição do plebiscito. Dissemos isso a ela ? disse Humberto Costa.

No Planalto, havia 12 senadores, do PT, PCdoB, PSB, além da ex-ministra Kátia Abreu (PMDB-TO). Os senadores petistas se esforçaram em dizer que Dilma e Lula, com quem também estiveram, estavam “bem-humorados”.

Na lista dos senadores, havia um cujo nome não foi divulgado porque ainda está sendo cooptado a mudar de lado.