Cotidiano

Em caça a revoltosos, Turquia realiza prisões em massa de militares

ANCARA ? Após ter enfrentado uma sangrenta tentativa de golpe militar, o governo turco caça os revoltosos envolvidos nos confrontos que deixaram 265 mortos na última madrugada. Nesta manhã, o premier Binali Yildirim anunciou a prisão em massa de 2,8 mil militares, em repressão ao que chamou de uma mancha na democracia turca. Em comunicado, os EUA se colocaram à disposição para apoiar as investigações sobre o caso.

Neste sábado, mais de 2,7 mil juízes foram destituídos dos seus cargos após a iniciativa dos militares ? além de cinco dos membros do alto conselho jurídico turco. O governo declarou ter controlado completamente a tentativa de golpe, após as forças de segurança terem completado uma operação em um quartel general de Istambul. Mais cedo, o ministro turco dos Assuntos Europeus, Omer Celik, afirmou que comandantes militares estavam sendo mantidos reféns pelos insurgentes.

Com o avanço do controle do governo do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, militares chegaram a abandonar seus tanques em rendições em massa. Na véspera, o líder pediu que os turcos saíssem às ruas para resistir à tentativa de derrubá-lo do poder.