Cotidiano

El niño derruba temperatura e termômetros têm mínima de 10ºC

Para quinta-feira há previsão de temporais

Cascavel – Depois da chuva do fim de semana, os cascavelenses tiveram uma mudança nas condições do tempo. As baixas temperaturas lembravam na tarde de segunda e ontem mais o inverno do que o clima da estação das flores. Quem levantou cedinho teve que se agasalhar para enfrentar o frio fora de época.

Durante a madrugada de ontem os termômetros chegaram a registrar 8ºC. Por isso, muita gente reforçou o cobertor ou edredom. Depois de um inverno com temperaturas elevadas e atípico, a primavera se apresenta chuvosa, fruto de uma forte influência do fenômeno El Niño.

De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, nesta terça-feira a mínima registrada foi de 10ºC, três graus a menos que no domingo. Um ar mais frio foi o responsável pela queda nas temperaturas.

“Depois da frente fria, uma massa de ar mais frio chegou ao Paraná e mudou o clima, daquele calorão que estava acima dos 30ºC. Mas a instabilidade volta ao Estado ao longo da semana. Depois de um rápido abafamento, não se descarta novos temporais com chuva até o fim de semana”, revela o meteorologista Samuel Braun.

Durante os primeiros 12 dias de outubro choveu em Cascavel 66 milímetros, sendo que a média histórica para o mês é de 228 milímetros.

Até o próximo sábado a previsão indica sol e pancadas de chuva. Uma nova frente fria deverá se formar no Sul do Brasil e trará mais chuva ao Paraná. Já as temperaturas seguem altas no período da tarde, deixando uma sensação de abafamento.

Para hoje

Esta quarta-feira em Cascavel tem temperatura mínima prevista de 16ºC e a máxima de 30ºC. Na quinta-feira os termômetros vão registrar 33ºC com risco de temporais.