Cotidiano

Editor de site de extrema-direita deixa site após comentários sobre pedofilia

NOVA YORK ? Milo Yiannopoulos, editor do site de notícias de extrema-direita ?Breitbart?, deixou o cargo após a repercussão de seus comentários sobre pedofilia. Em declarações, ele sugerira que não seria crime a relação de um homem mais velho com adolescentes de 13 anos.

Mais cedo, foi anunciada a suspensão da publicação de uma autobiografia sua, assim como o cancelamento de sua participação em uma conferência.

Não é a primeira polêmica envolvendo este provocador de extrema-direita e defensor ferrenho do presidente Donald Trump: o Twitter fechou sua conta por uma perseguição on-line à atriz negra Leslie Jones em julho do ano passado. E a Universidade da Califórnia, em Berkeley, cancelou este mês um discurso que pronunciaria após violentos protestos. Trump reagiu na ocasião ameaçando retirar os fundos federais da universidade.

Mas desta vez, Yiannopoulos, um britânico de 32 anos, gerou revolta mesmo em quem costumava apoiá-lo. Em um vídeo divulgado no fim de semana ele aparecia defendendo as relações sexuais com crianças de 13 anos. Nas imagens, ele conversa com os apresentadores de um programa de rádio.

? Não, não, não. Você está entendendo mal o que é pedofilia. A atração sexual por alguém de 13 anos, que é sexualmente maduro, não é pedofilia. Pedofilia é a atração por crianças que não alcançaram a puberdade ? afirma Yiannopoulos, acrescentando que a ideia do consentimento é ?arbitrária e opressiva?.

Yiannopoulos é um extravagante ativista criticado por ser considerado racista e misógino, mas que se considera um cruzado gay contra o ?politicamente correto?. Também é um ruidoso seguidor de Trump, a quem chamou de ?Daddy? durante a campanha eleitoral.

Ele planejava discursar na próxima sexta-feira em um evento convocado pela chamada Conferência de Ação Política Conservadora. Mas o convite foi retirado.

? Devido à revelação de um vídeo ofensivo nas últimas 24 horas no qual a pedofilia é justificada, a Conferência de Ação Política Conservadora decidiu retirar o convite ? disse Matt Schlapp, chefe do grupo que patrocina a conferência.

A editora Simon & Schuster, por sua vez, informou que cancelou a publicação de ?Dangerous?, um manifesto e livro de memórias do próprio Yiannopoulos.