Cotidiano

Economia do Japão cresce 0,2% no 2º tri

PEQUIM – A economia japonesa cresceu 0,2% nos três meses encerrados em junho, na comparação anual. O número, divulgado nesta segunda-feira no Japão (noite de domingo no Brasil) veio abaixo das expectativas do mercado, que previa, em média alta de 0,7%.

O crescimento foi afetado pela queda dos gastos das empresas (-0,4%) pelo segundo trimestre consecutivo e pelas dificuldades enfrentadas por exportadores com a alta da cotação do iene.

As autoridades japonesas têm se esforçado para encontrar uma estratégia para produzir crescimento consistente, com a economia oscilando entre expansão e queda fracas.

Economista do Standard Chartered Bank em Hong Kong, Betty Rui Wang ressaltou que os números do segundo trimestre ainda não refletem totalmente os efeitos do referendo britânico que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

Com empresas e consumidores relutantes em gastar, o Produto Interno Bruto (PIB) japonês ficou negativo em cinco trimestres dos últimos três anos. No início do mês, o Japão anunciou a injeção de 28,1 trilhões de ienes (cerca de US$ 276 bilhões) no mercado para fomentar a economia.

E O banco central do país poderá considerar a adoção de mais pacotes de estímulos monetários em sua reunião de setembro.

? O número (do PIB) confirmou que ainda há riscos na economia global ? disse Masaki Kuwahara, economista da Nomura Securities, em Tóquio. ? A economia da China é um grande risco para o Japão.

Para Kuwahara, o baixo gasto das empresas é explicado por uma postura de ?esperar para ver? nas decisões de investimentos, diante do iene forte desde o início do ano.