Cotidiano

Economia cresceu 0,2% em novembro, calcula BC

63221145_BSB - Brasília - Brasil - 08-12-2016 - EC - O presidente do Banco .jpgRIO – A economia brasileira cresceu 0,2% em novembro contra o mês anterior, quebrando uma sequência de quatro meses de queda, conforme o Banco Central, que divulgou na manhã desta sexta-feira seu Índice de Atividade Econômica da autoridade monetária (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) calculado pelo IBGE.

Apesar da alta em relação ao mês anterior, o índice caiu 2,08% em comparação a novembro de 2016. Nos últimos doze meses, há uma queda acumulada de 4,96%, segundo o BC.

O último dado publicado pelo BC, divulgado em 15 de dezembro, mostrou queda de 0,48% na atividade econômica em outubro, abaixo da expectativa do mercado financeiro (0,58%), no quarto mês seguido de queda. O dado mostra que a economia começou o 4º trimestre também no vermelho. Em 2016, houve expansão da atividade apenas em abril e julho.

O índice do BC mostra uma forte retração da economia brasileira em 2016.

O IBC-Br foi criado pelo BC para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que o dado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) é divulgado pelo IBGE com defasagem em torno de três meses. Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia.

O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.