Esportes

Dunga e Gilmar são demitidos. Tite será convidado a dirigir a seleção brasileira

CBF decide trocar comissão técnica após vexame na Copa América, nos EUA

Dunga não é mais o técnico da seleção brasileira. Em nota divulgada em seu site oficial, a CBF informou que decidiu trocar a comissão técnica. O favorito para assumir o cargo é Tite, do Corinthians. Confira a nota da CBF:

“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe.

A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira.

A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho.”

Dunga e Gilmar Rinaldi foram convocados para uma reunião com o presidente Marco Polo del Nero na tarde desta terça-feira na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles chegaram por volta das 14h45m, e cerca de meia hora depois a nota da CBF foi divulgada na internet.

A CBF já fez contato por telefone com Tite, que, no entanto, não quis se alongar muito na conversa. Isso porque uma das condições impostas pelo treinador para negociar sua ida para a seleção é que Dunga não estivesse mais no cargo. O técnico comanda na tarde desta terça o treino do Corinthians em São Paulo. E deve pegar um avião para o Rio de Janeiro no início da noite, quando então se reunirá com a direção da CBF. Outra condição imposta por Tite é ter liberdade para escolher a sua comissão técnica. Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, deve fazer parte da seleção caso Tite seja de fato o novo técnico.

Na porta da CBF um torcedor esperava a chegada de Dunga com um cartaz em que pedia a saída do técnico de forma bem-humorada: “CBF, aproveita a festa junina e manda o Dunga pegar o caminho da roça”, escreveu o auxiliar de serviços gerais Paulo de Souza. Torcedor do Fluminense, ele diz que não dá mais para aguentar Dunga no comando da seleção. Sua preferência era por Tite ou, então, Jorginho, do Vasco.

Ainda nos EUA Gilmar Rinaldi disse ter sido o responsável por convocar a reunião desta terça, e afirmou que o encontro servirá para definir detalhes de uma lista prévia de 35 nomes, dos quais sairão os 18 convocados para os Jogos Olímpicos. Embora o coordenador de seleções tenha mostrado confiança na continuidade do técnico Dunga após a eliminação na Copa América, a pressão nos bastidores pode fazer Del Nero demitir a dupla.

Os jogadores e a comissão técnica da seleção brasileira desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 11h desta terça-feira, após a eliminação na Copa América, disputada nos EUA. Dunga e Gilmar Rinaldi, no entanto, não apareceram no saguão de desembarque, já que pegaram um voo de conexão para o Rio, onde se encontrarão com Del Nero.

Capitão da seleção no jogo contra o Peru, o zagueiro Miranda disse que Dunga não conversou com os jogadores em tom de despedida. Afirmou que todos na seleção têm sua parcela de culpa pela eliminação no torneio e devem fazer uma autocrítica.

– Cada um tem a sua parcela de culpa. Cada um tem que fazer sua autocrítica e já pensar nas eliminatórias – lembrou o jogador do Inter de Milão, já de olho nos jogos da equipe em setembro.

DUNGA E OS NÚMEROS

A mais precoce eliminação do Brasil na Copa América desde 1987, após a derrota para o Peru em Boston, pode ter sido a cereja do bolo no conjunto de fiascos de Dunga desde que retornou à seleção. Ano passado, o país foi eliminado nas quartas de final do torneio, ao perder nos pênaltis para o Paraguai.

Atualmente, a seleção brasileira ocupa apenas a sexta colocação nas eliminatórias para a Copa de 2018, na Rússia. Se terminar nessa posição o Brasil ficará fora de um Mundial pela primeira vez na história das Copas. Na América do Sul as quatro primeiras seleções se classificam direto. E a quinta colocada disputa uma repescagem com um representante da Ásia.

Em sua segunda passsagem como técnico da seleção, que começou após a Copa de 2014, Dunga soma 12 vitórias, cinco empates e três derrotas. Na primeira vez em que assumiu esta função, foram 37 vitórias, 11 empates e seis derrotas.