Política

Domingo Feliz ou triste?

Um projeto bom, com uma boa ideia, mas que parece já ter nascido morto, gerou quase duas horas de discussão na sessão de ontem da Câmara de Vereadores.

A proposta é de autoria dos vereadores Misael Júnior e Pedro Sampaio. E quer criar uma gama de atividades para o domingo, que deverão ser realizadas na Avenida Brasil, na região do calçadão da cidade.

Porém, durante a discussão, diversos problemas foram levantados. Um deles é o horário em que o calçadão ficaria fechado: das 9h às 18h. Ocorre que nada mais poderia ocorrer no local além do evento. Na Catedral, há missa pela manhã. Além disso, o projeto prevê que nem os ônibus passem pelo local. E a Avenida Brasil foi reformada justamente para que o transporte coletivo passe na pista da esquerda. “Nós não podemos barrar um projeto tão importante porque as empresas fizeram novos ônibus com portas só do lado esquerdo, pensando em beneficiar empresas que já ganham milhões. Eles que façam ônibus com portas dos dois lados”, afirmou, contundente, o vereador Misael Júnior.

Quanto a essa dificuldade, em nota, a prefeitura apenas afirmou que “os ônibus ainda não passam pela Avenida Brasil” e que, a partir do momento em que isso ocorrer, o projeto pode ser adequado. A administração não respondeu quanto renderia em hora extra caso os funcionários da administração precisassem promover as atividades.

As atividades

Outra questão que foi levantada é a respeito de quem iria promover essas atividades. Já que, se ficar a cargo da prefeitura, vai depender de pagamento de hora extra, por se tratar de um domingo. Segundo os autores do projeto, a ideia é fazer parcerias. “Temos diversas faculdades, com cursos que os estudantes podem fazer estágio promovendo essas atividades, tanto culturais quanto atividades físicas”, sugeriu Misael.

Emendas

Por conta da ampla discussão a respeito do projeto, os autores abriram uma reunião ontem à tarde, para que os vereadores que quisessem sugerir emendas colocassem suas ideias, e que todas as sugestões fossem debatidas. Até às 17h, pelo menos duas emendas haviam sido sugeridas e assinadas pelos autores do projeto.