Cotidiano

Dois migrantes morrem afogados na Bulgária

Dois migrantes morreram afogados e quatro continuam desaparecidos após um naufrágio no início do mês no rio Danúbio. Os migrantes haviam iniciado a viagem na Turquia por esta nova rota, que passa pelo Danúbio para evitar a Sérvia, onde as autoridades reforçaram os controles fronteiriços.

? Quatro migrantes que dizem ser iraquianos conseguiram chegar à ilha de Dobrina (nordeste) na quinta-feira, após o naufrágio de uma das duas embarcações em que viajavam ?, afirmou Dimitar Chorbadjiev, comandante da polícia de fronteira na cidade de Ruse.

Os migrantes foram localizados por um pescador, que alertou a polícia. No domingo, os corpos dos dois migrantes, um menino de cinco anos e um jovem, foram encontrados no Danúbio. As buscas por outras quatro vítimas, duas mulheres, uma criança e um homem, continuam, informou a polícia.

Os sobreviventes afirmaram que pagaram 10.000 dólares por adulto e 7.000 por crianças aos traficantes turcos.

Apesar da Bulgária ter uma cerca de 100 quilômetros em sua fronteira com a Turquia, o país registrou a chegada de 9.000 migrantes sem documentos em 2016, metade deles afegãos, mas também iraquianos e sírios, de acordo com a agência de refugiados do país.