Cotidiano

Divulgada programação da 1° vistoria da dengue de 2018

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, confirmou na tarde de ontem, a nova programação para a realização do 1º ciclo do LirAa de 2018, que agora ficou agendado para a próxima semana, com realização prevista para os dias 22 (segunda), 23 (terça) e 24 (quarta). Cancelado esta semana devido ao excesso de chuvas, o Levantamento Rápido do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti abrangerá pelo menos 4.291 imóveis da cidade.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, caso esteja chovendo na segunda-feira (22) pela manhã as atividades serão iniciadas no período da tarde. "Caso o tempo permaneça nessa condição (chuva), iniciaremos na terça”, diz. 

Durante a realização do LirAa é realizado técnica de pesquisa larvária, com coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Assim, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente, por isso é indispensável a colaboração da população visitada para o sucesso do trabalho dos agentes.

Quatro vezes

O LirAa é realizado quatro vezes ao ano e é fundamental para atualizar o índice de infestação por Aedes no Município. "A partir desses dados o Controle de Endemias programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco", detalha Beatriz.

 

Resultados de 2017

1º LirAa: 9 a 11 de janeiro – 1,7% de infestação, com médio risco de epidemia.
2º LirAa: 10 a 12 de abril – 3,2%, com médio risco de epidemia.
3º LirAa: 17 a 20 de julho – 0% de infestação, com baixo risco de epidemia.
4º LirAa: 23 a 25 de outubro – 0,7% de infestação, com baixo risco de epidemia.