Cotidiano

Dilma contesta ?conclusões genéricas? do MPE sobre campanha de 2014

BRASÍLIA – O advogado de defesa da ex-presidente Dilma Rousseff, Flávio Caetano, contestou relatório da força-tarefa do Ministério Público Eleitoral (MPE), responsável por analisar as contas da campanha de 2014. A conclusão do material aponta “fortes traços de fraude e desvio de recursos” durante a campanha que reelegeu a chapa da petista e de Michel Temer, atual presidente da República. O relatório foi entregue ontem à Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Os novos trabalhos periciais apresentados ao TSE pecam pela inconsistência e pela falta de conclusões concretas. É inadmissível que após quase 2 anos de intensa investigação sobre as contas da chapa Dilma-Temer, inclusive com quebra de sigilos bancários de pessoas físicas e jurídicas, tenha-se concluído de forma genérica por supostos traços de fraude e desvio”, afirma Caetano por meio de nota.

Segundo o advogado, o laudo não apresenta nenhum fato, nem qualquer documento que embase as conclusões.

“Laudo pericial deve ser feito para produzir provas, não se prestando a meras ilações ou conjecturas. É também inaceitável e juridicamente reprovável que os Srs. peritos judiciais, em ofensa a ampla defesa, deixem de analisar e examinar os mais de 8 mil documentos juntados pela defesa e que atestam a regularidade dos serviços gráficos prestados para a campanha presidencial”, diz outro trecho da nota do advogado.

Caetano disse, ainda, que tomará as medidas judiciais cabíveis contra o relatório.

A força-tarefa do MPE foi criada pelo ministro Herman Benjamin em outubro deste ano para investigar as movimentações financeiras de três gráficas que trabalharam para a chapa Dilma Rousseff e Michel Temer.