Cotidiano

Dicas para controlar a ansiedade antes e na hora da prova do Enem

É comum bater uma ansiedade na hora de passar por uma avaliação importante como o Enem. Ela vem da pressão que os candidatos sentem por parte de pais, familiares, amigos e até deles próprios.

? O maior equívoco que leva à ansiedade em uma prova é colocar a avaliação como parâmetro para seu bem-estar. O bem-estar tem que vir de sentir que fez o seu melhor ? diz o psicólogo clínico e doutor em neurociências Julio Peres.

Fotolia_59344272_Subscription_L.jpg

Segundo a psicóloga cognitivo-comportamental Márcia Copetti, essa inquietude estressante pode atingir os bem e os mal preparados. ? Muitos entendem concursos como o ENEM ou o vestibular como algo categórico, sucesso ou fracasso. Não poderam que não são sistemas avaliativos por si só, mas que envolvem fatores diversos, dentre eles o número de concorrentes ? afirma.

Ela e Peres esclarecem que são ansiedades diferentes, mas que afetam o cérebro da mesma forma. ? O nervosismo faz o hormônio cortisol, que está relacionado ao estresse, subir, o que pode bloquear a memória e a evocação dos conhecimentos ? explica o psicólogo.

Então, nada de ser uma vítima da ansiedade. Siga as dicas dos especialistas e faça seu Enem com mais controle da situação.

1. Faça uma revisão ampla nos dias que antecedem as provas

Monte um esquema com os pontos mais importantes de cada conteúdo estudado. Não há necessidade de colocar os detalhes: eles virão naturalmente à memória se tiverem sido conhecidos com atenção anteriormente.

2. Afaste-se de pessoas que lhe coloquem para baixo

A boa auto-estima tem peso importante no desempenho de qualquer avaliação. Se algum parente ou amigo tiver o hábito de colocar sua segurança em dúvida, afaste-se e retome o contato depois das provas.

3. Vá até o local de seu exame antes do primeiro dia de provas

Via de regra, o local de realização do Enem não é o mesmo onde o candidato estuda, o que pode gerar alguma ansiedade ? é o medo do novo, do desconhecido. Ir até lá, conhecer o caminho, ver que é um prédio como outro qualquer ajuda a quebrar esse ‘encanto’.

4. Chegue com bastante antecedência no sábado e no domingo

Programe-se para estar lá uma hora antes do início da prova ? assim não haverá risco de começar a prova com o coração a mil devido a uma correria para chegar à sala. Nesse período antes da prova, ouça música, converse sobre assuntos que não sejam estudo, relaxe.

5. Use a respiração para restaurar o equilíbrio

Se bater um pânico no meio da prova, domine-o com a respiração. Inspire e expire duas vezes, profundamente. Preste atenção no ar que entra e sai. O equilíbrio da base fisiológica é restaurado, o cortisol baixa e o cérebro volta ao estado de ?vivendo?, não ?sobrevivendo?.

6. Pule as questões que parecerem muito difíceis

Quando não for possível chegar a uma resposta com a análise do enunciado, pule a questão. Focar no que pode controlar ? ou seja, no conteúdo que conhece melhor ? dá a sensação de segurança e evita que a ansiedade domine o cérebro.

7. Dê-se um intervalo de descanso entre uma questão e outra

Os assuntos e habilidades mudam de questão para questão, então não há por que fazer todas ininterruptamente. Acabada uma questão, pare, respire um pouco ? as duas respiradas profundas que acalmam são ótimas ? e então passe para a próxima numa boa.

8. Tenha em mente que o exame tem começo, meio e fim

A atemporalidade causa ansiedade. Ao começar a prova do Enem, deixe muito claro para si que aquilo não é infinito; em cinco horas ela acabará e a vida continuará seu curso. Isso traz mais calma ao cérebro.