Cotidiano

Dia das Mães: executivas conciliam trabalho com a maternidade

Mães executivas falam dos desafios superados e dão dicas para as mulheres que buscam formas de conciliar a maternidade e o home office

Dia das Mães: executivas conciliam trabalho com a maternidade

Para celebrar o Dia das Mães, que esse ano acontece no dia 9 de maio, perguntamos para as executivas que trabalham nas empresas atendidas pela Sing Comunicação, quais estão sendo os maiores desafios de trabalhar em casa e conciliar o home office com filhos e demais tarefas do dia a dia.

Entre as executivas estão Adriana Lemos, gerente de produtos das áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios da Acer Brasil; Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil; Dra. Camila Morais Leite, sócia coordenadora do setor Tributário, do Marcelo Tostes Advogados; Nadia Guimarães, diretora acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e COO do Grupo Daryus; Luciana Macedo, gerente do departamento de Customer Care da Acer Brasil; Laila Rotter publicitária, sócia no Tête-à-Tête, conselheira da ADG Brasil, diretora na ProDesign>PR e no Clube de Criação do Paraná, além de co-curadora do Pixel Show e parceira Wacom e Silvia Anjos, coordenadora da área de Recursos Humanos da Acer Brasil.

Elas vivem em reuniões, são executivas e adoram fechar um negócio, além de cuidar dos filhos. Confira abaixo o depoimento das executivas:

Adriana Lemos, gerente de produtos das áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios da Acer Brasil

Adriana Lemos, gerente de produtos das áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios da Acer Brasil, é mãe do Nicolas de 10 anos. Ela tirou um período sabático entre 2016 e 2019 com a família – foram morar no Canadá –, mas, apesar disso, a executiva da Acer Brasil reforça a importância de nunca deixar de se atualizar: “Durante minha temporada no exterior, não deixei de investir na minha carreira, continuei estudando e me atualizando, o que garantiu que eu conseguisse me reposicionar no mercado quando decidi voltar a trabalhar”. Além disso, também ressalta o que acredita ser um dos maiores aprendizados das mamães executivas durante a pandemia: “neste período pudemos reforçar que somos capazes de lidar com uma rotina multitarefas – estamos em casa cuidando e acompanhando nossos filhos nos estudos e, ao mesmo tempo, contribuindo ativamente para o sucesso dos negócios”.

Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil

Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil, tem dois filhos: Luca (8 anos) e Fiorela (6 anos). Para conciliar o trabalho e o cuidado com os filhos em fase de alfabetização, durante a pandemia, Caroline se organizou: “Transformei a mesa da cozinha em um grande coworking onde eu e meu filhos passamos parte do dia juntos, eu trabalhando e eles estudando. E, sempre que há dúvidas nas tarefas da escola, levantam a mão e eu vou ajudá-los. Aprendi a ter horário para conectar e para desconectar e entendi que não é errado focar em outras atividades da vida pessoal e buscar maior equilíbrio durante este momento. Quando sabemos quando colocar e cumprir os horários, todos entendem e te seguem como exemplo”.

Dra. Camila Morais Leite, sócia coordenadora do setor Tributário, do Marcelo Tostes Advogados

A advogada Dra. Camila Morais Leite é sócia coordenadora do setor Tributário, do Marcelo Tostes Advogados. Formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, tem Pós-graduação em Direito Tributário pelo Centro de Estudos na área Jurídica Federal (CEAJUFE) e é especialista em Direito Tributário Internacional pela Universidade Austral (Buenos Aires). Neste Dia das Mães, Dra. Camila relata um pouco da experiência de conciliar a vida profissional e pessoal. “O desafio hoje é chegar em casa e deixar de lado as preocupações profissionais. O tempo com meus filhos precisa ser qualitativo. Fui me policiando até atingir essa consciência e percebo o quanto meus filhos se sentem seguros quando estou 100% dedicada a eles. Por muito tempo, me senti culpada em sair de casa e deixá-los com a babá. Aos poucos, fui percebendo que o mais relevante na relação mãe e filho não é necessariamente o tempo que passamos juntos, mas a cumplicidade e segurança que é construída. Mesmo trabalhando fora, estipulei que estaria presente no almoço, no banho. Tudo isso gera a sensação de acolhimento e confiança. Além disso, considero muito importante o diálogo franco sobre a importância do meu trabalho, de modo que eles percebam desde cedo que essa rotina é normal e que meu ofício pode ser equilibrado com nossa vida familiar, sem nenhum prejuízo ao desenvolvimento deles.

Para as novas mamães, a Dra. Camila também deixa suas dicas. “Minha dica é que não se cobrem tanto. Nesse cenário em que os lares foram invadidos pelo trabalho e pela escola dos filhos, as mães ficaram ainda mais sobrecarregadas. Para mantermos a sanidade mental, algumas renúncias precisam ser feitas e o radicalismo precisa dar lugar à flexibilização das regras no ambiente familiar. No meu caso, eu abri mão da disciplina exagerada em relação à alimentação dos meus filhos e o tempo de exposição às telas. Se eu disser que isso me deixa tranquila, estarei mentindo. Mas foi a forma que encontrei para aliviar as tensões que a ausência de convívio físico com os amiguinhos provoca nessa fase da primeira infância. Se não é fácil para nós adultos, imagina para nossas crianças. Portanto, mesmo enfrentando esse caos doméstico quase inconciliável com as exigências profissionais que nos são impostas, é importantíssimo que observemos o comportamento de nossos filhos e tentemos minimizar ao máximo esse triste impacto da não socialização, pois, embora todos estejam se adaptando, nós somos os adultos da relação. Força mamães, tudo isso vai passar e seremos sobreviventes mais empáticas e profissionais mais resilientes!

Nadia Guimarães, diretora acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e COO do Grupo Daryus

Nadia Guimarães, diretora acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e COO do Grupo Daryus, possui 30 anos de experiência nas áreas de TI, gestão empresarial, marketing e de pessoas. Ela divide o tempo entre o trabalho e a família. “Costumo dizer que uma vez empresária sua vida profissional e pessoal às vezes é uma só, mas sempre tento manter uma rotina saudável tanto no ambiente de trabalho quanto familiar”. A executiva é mãe de dois filhos, um de 15 anos e outra de 21 anos e é casada há 22 anos e se orgulha da família que formou. Nas horas vagas, Nadia não dispensa um momento com a família e aproveita para contemplar a natureza. “Faz bem para alma e renova as energias”. Nadia foi mãe aos 23 anos e aos 28 anos estava grávida do segundo filho. Neste mesmo período acontecia o nascimento do Grupo Daryus e o encerramento do seu mestrado. “Sempre deixei claro para minha família que trabalho e estudos são uma estrada para vida toda e que filhos só somam nessa estrada.  Mantemos uma agenda familiar de almoço aos fins de semana e filmes e seriados na semana para ficamos juntinhos”. Para executiva, no ambiente de casa é necessário seguir a mesma dinâmica do escritório. “Você tem que possuir uma agenda para as atividades, considerando os afazeres domésticos, trabalho e lazer com a família”.

Luciana Macedo, gerente do departamento de Customer Care da Acer Brasil

Luciana Macedo, gerente do departamento de Customer Care da Acer Brasil, tem três filhos – Renan (16 anos) e as gêmeas Rayssa e Rafaely (4 anos). Para se organizar entre as rotinas com os filhos e trabalho, Luciana busca respeitar o tempo de cada função: “conciliar a vida profissional com a maternidade exige organização nas tarefas diárias, é preciso separar os assuntos, ter uma programação semanal e concentração para desempenhar o melhor papel – seja como mãe ou profissional”. Com o cenário atual e a adaptação do home office, o auxílio da família foi fundamental para enfrentar esse novo modelo: “Por ter uma forma mais flexível de trabalho, meu marido assumiu as tarefas de casa e os cuidados com as crianças durante o dia, enquanto eu trabalhava em home office. Com o tempo, conseguimos nos adaptar e agora auxiliamos um ao outro. Decidimos cuidar do nosso ambiente, transformando-o no melhor possível, além da oportunidade de ficar mais perto da nossa família”.

Laila Rotter é publicitária, sócia no Tête-à-Tête, conselheira da ADG Brasil, diretora na ProDesign>PR e no Clube de Criação do Paraná, além de co-curadora do Pixel Show e parceira Wacom

Laila Rotter é mãe, publicitária e influenciadora parceira da Wacom. “Acredito que o equilíbrio entre os dois papéis, de mãe e profissional, passa por aceitar que a rotina de trabalho – assim como a vida – não será como antes. Penso que é preciso aliviarmos a carga de expectativa sobre nós mesmas de que vamos produzir da mesma forma, pois não vejo como isso poderia acontecer.”

Laila Rotter é mãe, publicitária e mestre em imagem e som. É sócia no Tête-à-Tête, estúdio sediado em Cascavel/PR, que nos últimos anos conquistou diversas premiações de design. É conselheira da ADG Brasil, diretora na ProDesign>PR e no Clube de Criação do Paraná, além de co-curadora do Pixel Show. Foi sócia do Portal Projetar.org. Atuou como coordenadora no curso de Publicidade e Propaganda e foi responsável pela abertura do primeiro curso de Design Gráfico do Oeste do Paraná, no Centro Universitário Assis Gurgacz.

Laila engravidou e teve seu parto durante a pandemia de Covid-19. “Estar grávida durante a pandemia teve um lado bom e um lado ruim. O lado bom é que eu estava trabalhando em casa, o que me permitiu ter mais qualidade na rotina. Caio, meu marido, que também estava de home office, acompanhou a gravidez bem de perto. Curtimos muito todos os momentos. O lado ruim foi não poder encontrar os amigos e dividir a alegria do barrigão. Mas nos adaptamos, como todo mundo. Trocamos muitas mensagens e vídeos com os amigos – fizemos até um bolão para descobrir o gênero do bebê por Google Forms!”

Angelo, agora com 5 meses, ainda demanda muita atenção e o maior desafio de Laila tem sido a divisão de papéis entre a vida de mãe e a de profissional. “Tenho buscado equilibrar o papel de mãe e profissional, contando com a minha rede de apoio. Um bebê demanda atenção 24h por dia. Sem a ajuda da família, seria realmente muito difícil dar conta de continuar à frente do meu estúdio de design e cuidar do Angelo, que ainda mama exclusivamente no peito.”

Laila é parceira da Wacom no Brasil e toda a sua equipe também compreende os benefícios da mesa digitalizadora para o dia a dia profissional na otimização de tempo e aprimoramento de qualidade. “Não tem como ficar sem ela, torna o trabalho muito mais preciso e rápido. Ela é especialmente útil nos trabalhos de ilustração e tratamento de imagem.”

 

Silvia Anjos, coordenadora da área de Recursos Humanos da Acer Brasil

Silvia Anjos é coordenadora da área de Recursos Humanos da Acer Brasil há quase sete anos e tem como premissa cuidar das pessoas em primeiro lugar. Mãe de dois filhos, Larissa com 3 anos e Lucca com 10 meses, acredita ser extremamente importante que as mães que trabalham pensem sempre de forma inovadora, tendo a visão de ser uma agente de mudanças, entendendo o atual momento e sempre trazendo novas necessidades e oportunidades para toda a família.

Para Silvia, ser mãe não trouxe muitas mudanças para a carreira, pois seguiu o seu nível de exigência profissional para não deixar a peteca cair. Claro que com a chegada das crianças precisou haver uma organização maior de rotinas e horários, mas por outro lado, a maternidade motivou Silvia ainda mais, pois percebeu a necessidade de ser provedora para a família e por buscar conforto para os filhos.

Durante a pandemia, tem revesado com o esposo o cuidado com as crianças, já que as contribuições precisaram acontecer de ambos os lados para que todos continuem trabalhando e cuidando das crianças em casa.