Cotidiano

Dezenas de milhares pedem renúncia da presidente da Coreia do Sul

201611050936133766_AP.jpg

SEUL ? Dezenas de milhares de pessoas protestaram neste sábado contra a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Em Seul, os manifestantes pediram que ela renunciasse ao cargo após se ver envolvida em um escândalo político de tráfico de influência em seu governo. A estimativa da polícia é que 43 mil pessoas tenham saído às ruas da capital, em uma das maiores manifestações que o país registrou nos últimos anos.

Os organizadores falam em 100 mil pessoas na mobilização. A polícia afirmou que havia 17,6 mil policiais e 220 unidades nas ruas neste sábado, em preparação para a manifestação.

A crise política no governo de Park se instalou após uma amiga da presidente ser acusada e presa por fraude e envolvimento nos assuntos de Estado, sendo beneficiada pelas decisões do governo. Choi Soon-sil teria tido acesso a documentos secretos e até mesmo colaborado em discursos presidenciais.

Nunca na História da Coreia do Sul um presidente deixou o cargo antes do fim do seu mandato de 5 anos. No entanto, Park vem sofrendo cada vez mais pressão da população e dos seus opositores para renunciar.

? Embora sejamos apenas estudantes,s entimos que não podemos mais suportar esta sociedade irracional, então estamos participando deste protesto com amigos que pensam como nós ? disse Byun Woo-hyuk, um estudante de 18 anos que foi à manifestação com um cartaz que pedia a renúncia da presidente.

Park declarou que “lamentável” que um indivíduo em particular tenha tido lucros e cometidos vários atos ilegais, enquanto o governo trabalha para melhorar a economia e a vida da população. Na sexta-feira, ela se colocou nesta sexta-feira à disposição dos procuradores do país para ser investigada e pediu desculpas publicamente pelo caso.

O escândalo provocou revolta no país e abalou os índices de aprovação de Park, chegando a um mínimo histórico de apenas 5%, uma queda de 12% em comparação a última semana, segundo uma pesquisa do Gallup divulgada na sexta-feira.