Cotidiano

Deutsche Bank faz mudanças em banco de investimento para se recuperar

FRANKFURT – Enquanto luta para manter a confiança de seus acionistas e clientes, o Deutsche Bank perde participação nas atividades de banco de investimento na Alemanha e na Europa, regiões onde seu domínio já foi inquestionável. De primeira, a instituição passou a ser a sétima em assessoria de fusões e aquisições envolvendo empresas alemãs. Como parte das mudanças internas para melhorar seu desempenho, o banco promoveu, nesta terça-feira, um grupo de seus banqueiros sênior da divisão de investimento para garantir participação no mercado.

Warren está buscando mudar o foco do banco de investimento, que deve se concentrar em fornecer serviços de consultoria a longo prazo para fazer acordos:

? Antes, havia maior foco em mercados e produtos financeiros, enquanto agora estamos focando em construir diálogo e relações estratégico, e reorientando nossa cobertura de cliente.

Segundo funcionários de instituições rivais, que pediram para não serem identificados por estarem falando sobre um concorrente, alguns dos maiores bancos dos EUA estão trabalhando para conquistar participação nos mercados da Alemanha e da Europa. A investida ocorre em um momento em que o Deutsche Bank enfrenta o aumento dos custos relacionados a reestruturação e das despesas jurídicas em meio a acusações envolvendo títulos lastreados em financiamentos imobiliários nos EUA e lavagem de dinheiro na Rússia. Paralelamente, outras fontes afirmaram que não se deve subestimar a força do banco alemão jogando em casa.

? Os bancos americanos tiraram participação da gente ? disse Alasdair Warren, responsável pelas atividades de banco comercial e de investimento do Deutsche Bank na Europa, Oriente Médio e África, em entrevista à Bloomberg TV na segunda-feira. ? No final do ano passado e começo deste ano, francamente, nós ficamos bastante distraídos por uma série de questões internas.

Mas com 2016 chegando ao fim, Warren afirma ter confiança de que o banco poderá recuperar terreno perdido, citando a demanda de clientes europeus e internacionais.

? Acho que veremos uma retomada novamente ? ele disse.

ABORDAGEM CAUTELOSA

Warren também decidiu integrar o negócio de indústrias marítimas à área de indústrias globais dentro de finança corporativa. O Deutsche Bank também busca melhorar sua divisão de fundos de investimento, replicando a estrutura implementada nos rivais americanos Goldman Sachs e JP Morgan, onde as equipes de private equity trabalham junto com os times de fundos soberanos e de pensão.

Após a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido condenar o banco por lapsos em seu processo de verificação, o Deutsche Bank está avaliando seus clientes mais de perto. Em algumas áreas, a aprovação de negócios demora até cinco vezes mais do que no passado, de acordo uma pessoa com conhecimento das práticas da instituição. O presidente John Cryan elevou o número de países considerados de alto risco de 30 para 109, segundo informações reveladas no passado por pessoas a par da situação.

? Eles deliberadamente estão reduzindo a presença em algumas áreas de banco de investimento, o que pode explicar a queda nos rankings ? disse Neil Smith, analista da Bankhaus Lampe KG, que recomenda a compra de ações do Deutsche Bank. ? O noticiário dos últimos meses necessariamente não ajudou.

No caso de transações envolvendo companhias europeias, o banco recuou do sexto lugar em 2015 para o nono, segundo dados da Bloomberg. O pior golpe veio quando o Deutsche Bank ficou de fora da maior aquisição já feita por uma companhia da Alemanha: a compra da Monsanto pela Bayer por US$ 66 bilhões.