Cotidiano

Deutsche Bank: economia mundial crescerá pouco nos próximos 35 anos

LONDRES – O crescimento global será tão lento durante os próximos 35 anos que as autoridades terão sérios problemas para enfrentar os importantes desafios econômicos, sociais e políticos que resultarão desse enfraquecimento, disse nesta sexta-feira o Deutsche Bank. E, diferentemente do que aconteceu nos últimos 35 anos, a inflação e os rendimentos dos títulos vão avançar nas próximas três décadas, indicou a instituição.

Operadores de títulos no mercado citaram o relatório do Deutsche Bank como uma das razões para um onda de vendas em mercados de renda fixa que impulsionou os retornos de dívida soberana a níveis que não eram registrados há meses.

O detalhado estudo anual do banco alemão explica que todas as condições subjacentes dos últimos 35 anos de crescimento global estão desaparecendo:

?Estamos vendo uma reformulação da ordem mundial que ditou os temas econômicos, políticos, as políticas monetárias e os preços de ativos desde cerca de 1980 até hoje em dia?, sinaliza o relatório do Deutsche Bank. ?Dado que este ciclo atual durou cerca de 35 anos, é possível que o próximo ciclo (…) dure também esse tempo. A extrapolação dos últimos 35 anos poderia ser o erro mais perigoso cometido por investidores, políticos e bancos centrais?, aponta.

De acordo com o banco, alguns dos temas relevantes dos próximos anos no cenário econômico serão: crescimento real mais lento, inflação mais alta, menos comércio internacional, imigração mais controlada, participação menor de lucros corporativos no Produto Interno Bruto (PIB, soma de riquezas e serviços produzidos), e rendimentos reais negativos em títulos.