Cotidiano

Deputados pedem investigação contra Temer por indicação de Moraes ao STF

BRASÍLIA – Os seis deputados da bancada do PSOL e dois deputados do PT apresentaram representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja aberta uma investigação contra o presidente Michel Temer pela indicação de Alexandre de Moraes à cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os parlamentares afirmam no texto que a indicação “beira ao absurdo” pelo fato de Moraes ser filiado ao PSDB e ser ministro da Justiça de Temer e tanto o presidente quanto dirigentes tucanos terem sido citados na Operação Lava-Jato. A representação ressalta que caberia a Moraes no STF atuar como revisor em alguns dos processos da Lava-Jato.

É questionada ainda a “reputação ilibada” de Moraes. Entre os fatos elencados está uma mentira dita por ele de que não teria recebido pedido de ajuda federal de Roraima para que a Força Nacional de Segurança atuasse nos presídios daquele estado. Após o ofício ser divulgado, Moraes disse ter se confundido.

? Aqui na Câmara o deputado Eduardo Cunha foi cassado por mentir – ressaltou o líder do PSOL, Glauber Braga.

Os parlamentares apontam ainda que o “notório” saber jurídico de Moraes também está sob questionamento por haver suspeita de plágio em uma de suas publicações na área. Caberá ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, analisar o pedido.

Assinaram a representação os deputados do PSOL: Ivan Valente (SP) , Chico Alencar (RJ), Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA), Glauber Braga (RJ) e Luiza Erundina (SP); e os petistas Paulo Teixeira (PT) e Henrique Fontanta (PT).