Cotidiano

Deputados brasileiros embarcam em avião na Turquia de volta ao Brasil

Entre eles estava Evandro Roman (PSD-PR), de Cascavel

BRASÍLIA — Um grupo de cinco deputados brasileiros que estavam em Istambul na Turquia na sexta-feira, quando houve a tentativa de golpe militar, conseguiram na tarde deste sábado embarcar em um avão de volta ao Brasil. Eles viajaram em missão oficial da Câmara dos Deputados, representando a Comissão de Esporte da Casa. A comitiva foi acompanhar os Jogos Mundiais Escolares, o Gymnasiade 2016. Informado na noite de ontem sobre a situação, o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ligou para o ministro de Relações Exteriores, José Serra, solicitando apoio diplomático aos parlamentares.

Participavam da missão na Turquia os deputados professora Dorinha (DEM-TO), César Halum (PRB-TO), Evandro Roman (PSD-PR), Cabuçu Borges (PMDB-AP) e Roberto Goés (PDT-AP).

Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado César Halum fez um relato às 13h de hoje, do saguão do aeroporto de Istambul:

— Após uma noite de muito conflito, de muita tensão, sem dormir, nós conseguimos reunir um grupo nosso dos deputados que estavam aqui representando o Brasil durante a Gymnasiade. A parte da manhã foi tensa porque liberaram os embarques somente para os Estados Unidos. O resto do mundo ficou aqui parado, mas agora, por volta das 15h, horário de Istambul, que são seis horas a mais do que no Brasil, liberaram para fazer todos os check-in. E portanto, ao mesmo tempo, 10 mil pessoas dentro desse aeroporto, é uma loucura, mas nós conseguimos reunir o grupo, todos nós estamos com o cartão de embarque nas mãos, todos os deputados do Brasil estão aqui e nós estamos com cartão de embarque na mão, só que não consta o horário do voo. Vai depender muito de chegada de aeronaves. Faltam aeronaves para embarcar e esse é um novo conflito — disse pouco antes de ser definido o voo.

Segundo ele, os 230 jovens atletas que estavam na Turquia disputando os jogos começam a voltar ao Brasil no domingo. Em nota divulgada neste sábado, Rodrigo Maia informou que o contato para o apoio diplomático aos parlamentares brasileiros foi feito por meio do embaixador Julio Severo e que o grupo recebeu toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira, por meio do embaixador Paulo França.

Segundo informações da assessoria da deputada Professora Dorinha, quando ficaram sabendo da tentativa de golpe, os deputados ainda estavam no hotel. A primeira orientação do Itamaraty foi de que permanecessem no local até que a situação se tranquilizasse. Eles deixaram o hotel na madrugada de sábado, por volta de 2h20 e foram para o aeroporto, mas encontraram todos os guichês fechados, sem funcionários para atendê-los. Houve dúvida entre eles se deveriam retornar ao hotel, mas optaram por permanecer do aeroporto, porque poderiam encontrar dificuldade para locomoção. O retorno já estava previsto para a manhã de sábado.

“Apesar do momento de tensão, a assessoria (da professora Dorinha) informa que os parlamentares estão bem e recebendo toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira, com o embaixador Paulo França”, diz um trecho da nota da assessoria de Dorinha.

“Em relação aos atletas brasileiros que participam dos Jogos Mundiais Escolares, a delegação se encontra na cidade de Trabzon, localizada a 900 quilômetros de Istambul. Segundo informações da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, não há manifestações na cidade, e os atletas estão em local seguro.”

A assessoria do Itamaraty informou que tanto a delegação que foi para a Turquia para os jogos estudantis, quanto a delegação que foi para a reunião da Unesco, entre eles o ministro da Cultura, Marcelo Calero, estavam bem.