Cotidiano

Depois de comprar sapato chinês, Temer ganha calçados brasileiros

BRASÍLIA – Após comprar um sapato chinês em viagem oficial e causar desconforto nos calçadistas brasileiros em setembro, o presidente Michel Temer ganhou quatro pares de calçados nacionais: um para si, um para a primeira-dama, Marcela Temer, e dois para o filho do casal, Michelzinho. Nesta terça-feira, Temer reuniu-se com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

? Ele nos explicou que precisava comprar o sapato chinês, tinha sido uma emergência. Falamos que não tinha nenhum problema, nenhum mal-estar ? afirmou Heitor Klein, presidente-executivo da associação.

A família Temer ganhou quatro pares. Michelzinho levou a melhor: dois tênis. Um é o Clique-se Colors, da Bibi, de Parobé (RS). O modelo voltou a ganhar fama após ser usado pelos atletas ingleses na cerimônia de encerramento da Olimpíada, no Maracanã.

O menino também foi presentado com um tênis da Klin, de Birigui (SP). A primeira-dama ganhou um sapato de salto “verão”, nas cores amarelo, marrom e bege. O par de Michel Temer é social e preto.

Em visita à China em setembro, assim que foi efetivado na Presidência, Temer comprou um sapato da marca local Satchi, por um preço equivalente de cerca de R$ 389. Os calçadistas brasileiros acusam a China de praticar dumping, com preços “predatórios” que dificultam a concorrência por aqui.