Cotidiano

Depois da derrota na Câmara, Temer faz afago e recebe Rosso no Jaburu

rogerio-rossoBRASÍLIA ? Candidato do centrão derrotado na disputa da presidência da Câmara, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), esteve na noite de domingo com o presidente interino, Michel Temer, no Palácio do Jaburu. Segundo Rosso, os dois comeram uma pizza sem glúten e “conversaram o país”. No primeiro encontro de afago ao deputado, Temer elogiou a atitude de Rosso e do novo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de demonstrarem entendimento público antes mesmo do anúncio do resultado, na última quarta-feira.

A ideia de Temer é reforçar cada vez mais a importância da unificação da base e acabar com a divisão dos partidos em grupos. O líder do PSD disse a Temer que trabalha para costurar a união dos partidos da base aliada e segundo ele, o presidente não demonstrou preocupação com divisão entre os partidos que o apoiam. Rosso apresentou a Temer uma proposta de tributação diferenciada para a produção excedente das empresas que defenderá na Câmara.

? Falei com o presidente que a minha costura é de união em torno da base. Não é o fim do centrão, é início de um novo momento da base, momento de maior integração entre todos os partidos. A maior afinidade que tenho com os partidos é o governo Temer, quem estiver a fim de apoiar o governo Temer e as propostas enviadas para reestruturar a economia estará junto ? disse Rosso, negando que Temer tenha demonstrado preocupação com a base após a disputa entre ele e Rodrigo Maia na semana passada:

? Zero a preocupação (dele) com a base. Ele ficou super feliz com a harmonia, entendimento meu e do Rodrigo logo depois, demos exemplo.

Sobre a proposta de tributação diferenciada, o líder do PSD disse que a ideia da proposta é manter a arrecadação atual do governo, mas estimulando, com cobrança menor de impostos, o excedente produzido pelas empresas. O líder pretende apresentar a ideia nesta terça-feira ao presidente eleito da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

? Conversei com Temer sobre isso ontem, no Jaburu. Ele achou a ideia excelente. Vamos apresentar a ideia para a área econômica e também para o Rodrigo. A ideia é propor uma sistema tributário especial, sem perda de receita para o governo. O que for excedente terá uma tributação diferente ? explicou Rosso, que ainda está finalizando a emenda constitucional para defendê-la junto a outros partidos da base aliada.

O líder do PSD afirmou que o mais importante para o país, neste momento, é garantir a aprovação de matérias que permitam a recuperação econômica. E a PEC que pretende apresentar inova na forma de tributação:

? Ainda é um anteprojeto de PEC, criando um sistema tributário diferenciado, com o novo conceito de tributação para fomentar a produção de bens. A empresa que produz 1 mil (produtos), continua pagando o imposto atual sobre isso, mas o excedente da produção terá um sistema tributário novo para, não só reduzir os custos da produção, mas garantir a ampliação do emprego. A ideia é um sistema tributário diferenciado para incremento da produção brasileiro sem perda de receita.

Segundo Rosso, Temer o convidou para conversar e pensar o país porque os dois vivem em Brasília:

? Me chamou para conversar e pensar o país. Ele mora em Brasília, eu também. Comemos pizza sem glúten juntos.

O encontro com Rodrigo Maia está previsto para esta terça-feira. Rosso afirmou que a ideia é que os lideres construam com ele uma agenda de votações até o fim do ano, dentro do “bom senso”, já que há eventos que podem dificultar o quórum, como a Olimpíada e as eleições municipais.

? É um semestre curto, são poucos meses, ele está correto em escutar os líderes. Podemos tentar avançar na reforma política, na reforma tributária, votar a PEC do teto de gastos, ela precisa ser aprovada logo. E vou mostrar a ele a ideia do sistema tributário diferenciado (para a produção excedente das empresas) ? disse o líder.