Cotidiano

Demitidos vão à Procuradoria do Trabalho

Trabalhadores, advogado e líderes sindicais estiveram na procuradoria do trabalho ontem

Demitidos vão à Procuradoria do Trabalho

Cascavel – Parte dos trabalhadores demitidos pela empresa que faz a coleta seletiva do lixo em Toledo (Transportec), acompanhada pelo advogado e por líderes sindicais, esteve ontem na sede da Procuradoria do Trabalho em Cascavel.

O objetivo, segundo ao advogado Charles Schneider, era participar de um encontro com representantes da Transportec, mas a empresa não enviou ninguém à audiência sob a alegação de que não havia responsável legal na região.

Uma nova data, para uma mediação, está agendada para terça-feira (12) às 14h. Ontem o grupo foi recebido pela procuradora que foi informada sobre os acontecimentos.

Charles explica que o que vai se tentar negociar com a empresa é a recontratação de parte dos funcionários demitidos, 24 foram mandados embora nesta semana sob a alegação de que a empresa não tolera greves, pagamento das verbas indenizatórias dos que não forem recontratados, bem como depósito de FGTS e INSS atrasados, pagamento do salário referente ao mês de fevereiro – até a tarde de ontem ele não havia entrado na conta dos trabalhadores – e melhores condições de trabalho como equipamentos adequados de proteção individual, o conserto e regularização dos caminhões, melhorias na estrutura da empresa como banheiros, colocação de bebedouros e outras medidas de segurança.

A presidente do sindicato que representa a categoria, o Simaco, Angela Meireles, destacou que o grupo foi bem recebido pela procuradora Priscila Romanelli. “Ela foi muito atenciosa, recebeu todas as informações e agora vamos aguardar o encontro de terça-feira”, afirmou.

Será colicitado ainda o cumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado ainda em 2017 sob pena de se pedir a execução por não cumprimento  das medidas com pagamento de multas.

Reportagem: Juliet Manfrin