Cotidiano

Delegação estrangeira visita corredor ecológico e reserva

A visita de campo ao Corredor de Biodiversidade Santa Maria fez parte de congresso mundial ecológico

Santa Terezinha de Itaipu – Uma visita técnica ao Corredor de Biodiversidade Santa Maria, mantido numa Reserva Particular do Patrimônio Natural em Santa Terezinha de Itaipu, fez parte do Congresso Mundial de Restauração Ecológica que ocorre em Foz do Iguaçu desde domingo e segue até este sábado, dia 1º de setembro. A ação levou ambientalistas e pesquisadores de vários países a conhecer dois exemplos bem-sucedidos de preservação ambiental, o corredor ecológico e a própria reserva.

A comitiva estrangeira é integrada por ambientalistas oriundos de diversos países, como Estados Unidos, China, Austrália, África do Sul e de países da Europa como República Tcheca, Letônia e Estônia, além de ecologistas da Alemanha, de Israel e até da longínqua e fria Islândia.

A visita incluiu uma caminhada na trilha central da reserva para que os ecologistas pudessem conhecer esse fragmento da Floresta Estacional Semidecidual e suas espécies. No Corredor de Biodiversidade Santa Maria foram plantadas cerca de 70 diferentes espécies de árvores, a maioria nativa e algumas exóticas, numa antiga área de plantio agrícola.

Os representantes da Fazenda Santa Maria, onde estão o Corredor e a reserva, relatam que a família Oliveira Machado, proprietária da área, tem passado de geração a geração essa “consciência ecológica” e a iniciativa de preservação ambiental prossegue hoje sob a responsabilidade dos irmãos Licinio de Oliveira Machado Filho, Sérgio Luiz e Ricardo Antonio Cabral de Oliveira Machado.

Pesquisas

No local, os pesquisadores conheceram o trabalho realizado pela doutoranda Maria Angélica Toscan, que atua com pesquisas em torno do corredor ecológico. Também foram explanados os demais estudos realizados atualmente nessa área de preservação ambiental e os sítios de restauração implantados.

Dentro da reserva, o destaque é a restauração de rios cujas nascentes estão localizadas no local, como o Rio Bonito, afluente do Rio Iguaçu, e os Rios Apepu, Índio e São João.

O corredor

O Corredor de Biodiversidade Santa Maria tem 12 quilômetros de mata ciliar, com 60 metros de largura, interligando o Parque Nacional do Iguaçu à faixa de reserva do Lago de Itaipu e chegando ao Parque Nacional de Ilha Grande. É uma área de proteção ambiental que integra, na região divisora de águas das bacias dos Rios Paraná e Iguaçu, a sexta maior Reserva Natural do Paraná, e está ligado à Reserva Particular do Patrimônio Natural criada em 30 de março de 1998 pela Portaria 70/98, do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), reconhecida e declarada como Reserva Particular do Patrimônio Natural com área total de 242 hectares.