Esportes

Delatora de doping no atletismo da Rússia vai apelar de veto na Rio-2016

A delatora do esquema de doping no atletismo da Rússia, Yulia Stepanova, vai recorrer do veto na Olimpíada de 2016, decidido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no domingo. A informação foi divulgada pelo staff da atleta nesta segunda-feira.

Stepanova, que compete em provas de 800m e 1.500m no atletismo, havia sido autorizada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) a participar dos Jogos do Rio, devido à sua contribuição para trazer à tona o escândalo de doping sistemático no país. A delação de Stepanova, que apontou participação de treinadores e dirigentes russos no encobrimento de casos de doping, levou à suspensão da Federação de Atletismo da Rússia (Araf) de competições internacionais, em novembro.

No domingo, porém, o COI estabeleceu uma condição para a participação de atletas russos na Olimpíada do Rio: que não tivessem histórico de doping. Em outras palavras, o COI vetou nos Jogos qualquer atleta da Rússia que já tenha sido flagrado por doping, ainda que já tenha cumprido suspensão. É o caso de Stepanova, que antes de colaborar com a IAAF foi suspensa por dois anos, em 2013, devido a anormalias em seu passaporte biológico – o que é considerado doping.

O COI convidou Stepanova a acompanhar a Olimpíada no Rio, mas proibiu sua participação como atleta neutra, isto é, que competisse sob a bandeira olímpica. Stepanova, contudo, pedirá nesta segunda-feira uma revisão da decisão do COI, segundo informações de seu staff.